quinta-feira, 9 de abril de 2009

Frutas Exóticas - Caimito (Chrysophyllum cainito L.)

CaimitoUm fruto saboroso e medicinal, refrescante e de um sabor muito agradável, provavelmente originário da América tropical, provavelmente das Antilhas. É encontrado nas zonas tropicais do México e América Central. No Brasil é encontrado nos estados do Norte, Nordeste e Sudeste, em
locais de clima quente e úmido, com boa distribuição de chuvas e com solos profundos e bem drenados.

Em Portugal é conhecido como cainito, ciniti, caninquié; na Espanha caimito [morado], caimo maduraverde, teta de burra; na França caimitier, caimite e na Inglaterra como caimito, star-apple. No Brasil é também conhecido como abiu-do-Pará.

O Caimito é uma bela árvore da família das Sapotaceae, família botânica composta por 600 espécies de árvores tropicais e com frutos em baga. Essa árvore pode atingir os 15 m de altura, frequentemente cultivada como ornamental, por seu belo aspecto. As folhas tem uma penugem sedosa e de cor dourada, na página superior.

O fruto é redondo de uns 10 cm de diâmetro, com pele púrpura ou verde claro e polpa gelatinosa de sabor doce e aromático, que lembra o da pêra. A polpa dos frutos contém glicídeos, lipídeos, protídeos, além de sais minerais e pequenas quantidades de vitaminas A, B e C. As folhas são usadas como cicatrizantes de feridas. A casca da árvore, as folhas e também a casca do fruto têm efeito balsâmico (suavizam as mucosas respiratórias) e febrífugo, pelo que se utilizam contra a bronquite e resfriados. É também adstringente e febrífugo.

Um comentário:

  1. Obá, obá, obá. Valeu Edilza. Olá estou pousando neste maravilhoso espaço, que beleza de trabalho, parabéns. Cada vez melhor! Muito bom estar aqui, quero convidar você para uma festa em sua homenagem, com todo brilho e requinte, passa lá em; http://www.valdemireis.blogspot.com ou em; http://www.valdemircantinhopaz.blogspot.com, vamos brindar juntos, temos Brindes, temos postado um texto especial desenvolvido para você, quero na oportunidade entregar o seu merecido “ PRÊMIO” , que você conquistou, sim leve o seu e seja generoso distribuindo com seus os amigos. Temos um bolo gigante com uma fatia para todos participantes. Vamos estender a festa... Hoje a festa é sua, venha já! Estou esperando você. Por isso considero a vida uma oportunidade impar. Cada pessoa que passa em nossa vida não passa sozinha, por ser única, deixa um pedaço de si e leva um pedaço de nós. Encontrar-nos-emos sempre por aqui. Muito Obrigadoooooooo... Por sua simpatia e amizade!!! Também quero desejar um feliz e abençoado fim de semana para toda família. Muitas bênçãos e brilho, sucesso, prosperidade, proteção e paz. Fique com Deus.
    Volte sempre!
    Valdemir Reis

    ResponderExcluir