quarta-feira, 3 de junho de 2009

A Planta que ajuda a controlar o açúcar no sangue

Yacon, a planta que reduz a glicose no sangueNativa dos Andes, a Yacon foi introduzida no Japão e depois levada para outros países. No Brasil, foi introduzida primeiramente em S.Paulo, trazida do Japão por agricultores japoneses de Capão Bonito. Smallanthus sonchifolius, da Família das Asteráceas, na lingua Quéchua, seu nome origina-se de "yacu e unu" , que significam "água" e de "yakku" que significa "aguado ou aquoso".

Outros nomes pelos quais o Yacon é conhecido: "yacon strawberry" (EUA), "poire de terra" (França), "polimnia" (Itália), "leafcup" (Inglaterra). No Brasil é conhecida como "batata-Yacon", mas o Yacon é uma raiz e não uma batata. É uma planta herbácea, perene, de caule cilíndrico, esverdeado, com pilosidades, e chegando a 2,5 metros de altura. As folhas são grandes, frágeis, de cor verde-clara a verde-escura, e com muitos pêlos. As flores são formadas em grupos nas extremidades dos ramos. Essa planta cultivada a muitos séculos no Peru, Equador e Bolívia, é saborosa, suculenta e tem uma textura crocante, lembrando a pêra. Pode ser consumida crua, como se fosse uma fruta, em saladas, dispensando temperos ou em sucos, dispensando os adoçantes.

A Yacon tem poucas proteínas e gordura mas apresenta grandes quantidades de potássio e alto conteúdo de antioxidantes. Ajuda o organismo a absorver cálcio e vitaminas. Uma de suas ações mais importantes é na diminuição dos picos de açúcar no sangue.

É considerada um alimento nutracêutico (alimentos ou parte de alimentos que proporcionam benefícios à saúde, incluindo prevenção e/ou tratamento da doenças) pois estudos mostraram que seu uso continuado, promove a diminuição dos níveis de açúcar no sangue.



7 comentários:

  1. Adorei seu blog!Muitas plantas que eu sequer conhecia e muitos efeitos benéficos também.Adorei o vídeo também!Bom fim de semana!Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Grata pela visita e pelo incentivo. Grande abraço,
    Edilza

    ResponderExcluir
  3. Seu blog é lindo!
    Utilize o link que eu te enviei e denuncie o copião.
    Não acreditei quando vi que ele copiou até a foto e o vídeo.
    Não deixe passar barato ou fazem de novo.
    Continue com seu belo blog.
    A paz...

    ResponderExcluir
  4. Valeu a força Cecilia. Um bom domingo para vc.
    bjx

    ResponderExcluir
  5. oi
    edilza

    td bem

    seu blog esta linderésimo!
    e este post muito informativo
    gostei
    nota 10
    parabens
    muito bem.

    ResponderExcluir
  6. Lindo demais o seu trabalho. Essa planta é do país do meu pai. bj

    ResponderExcluir
  7. Uma verdadeira enciclopedia dos alimentos.

    Seu blog é muito útil para darmos mais valor a saúde que temos, e nos controlarmos.

    BJs

    ResponderExcluir