quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Frutas Exóticas - Chempedak - Artocarpus integer

Muito popular na Malasia, de onde se origina, o Chempedak é uma fruta semelhante à Jaca, porém menor e com uma polpa mais suculenta, apresentando uma cor amarelo-escuro.
É pouco conhecida entre nós, sendo também conhecida como Champedaque. Segundo a wikipedia, pronuncia-se seu nome "chem-ep-D". Nos países de lingua inglesa é conhecida como Cempedak, jack tree.

O Chempedak pertence à familia das Moraceae e seu nome cientifico é Artocarpus integer (Thunb.) Merr. É uma árvore grande, com uma copa densa, chegando a uma altura de 15 metros ou mais, propagando-se por sementes. É comumente encontrada crescendo em florestas secundárias e primárias, por vezes em áreas de várzea da floresta tropical até 500 m de altitude. Suas sementes são comestiveis. O látex da planta é usada fabricação de cal. Sua madeira é utilizada na confecção de mobiliário.

A madeira da árvore é uma excelente qualidade e é tão forte como a teca. Seus taninos extraídos do cerne produz um corante da cor de açafrão, que os monges budistas utilizam para a colorir as suas vestes . O Chempedak possui propriedades antimaláricas.

Fonte de pesquisa: WQP, www.worldagroforestry.org

2 comentários: