sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Os principios ativos das plantas - parte 2

MINERAIS - É o que sobra após a queima de uma planta seca. Os minerais mais importantes para o ser humano e que se encontram nas plantas são:
  • Cálcio - é indispensável para a formação dos ossos, intervindo nas funções do coração e do sistema nervoso. Algumas plantas ricas em cálcio: alfafa, aveia, cebola, gergelim, goiaba, maçã, nozes, sete-sangrias, dentre outras.
  • Fósforo - intervém no sistema nervoso e na composição dos ossos. É encontrado na alfafa, aveia, cebola, cenoura, alforfa, gergelim, goiaba, maçã, nozes.
  • Ferro - é imprescindível para a produção de sangue. Abunda em abacate, agrião, cereja, espirulina, gergelim, goiaba, maçã, uva.
  • Magnésio- cumpre importante função no sangue e nos ossos. Fontes de magnésio: cebola, couve, gergelim, maçã, tilia.
  • Potássio - é um diurético muito seguro. Encontra-se na alcachofra, cardo-penteador, cavalinha, cebola, cenoura, cereja, limão, parietária, uva.
  • Silício - contribui para a elasticidade e a beleza da pele e para a força do cabelo e das unhas. Encontra-se na cavalinha, no cardo-penteador, na grama, na sete-sangrias.
  • Iodo - é imprescindível para o desenvolvimento do sistema nervoso e para o funcionamento da glândula tireóide.
  • Óligoelementos - são minerais (enxofre, cobre, zinco, manganês, etc.) que se encontram nas plantas e também no nosso organismo, em pequeniníssimas quantidades. Atuam como biocatalisadores de determinadas reações químicas que ocorrem nos seres vivos.


ALCALÓIDES - são substancias nitrogenadas muito complexas, de reação alcalina e que mesmo em pequenas doses produzem grandes efeitos sobre todo o organismo. São substâncias muito ativas que podem curar doenças graves, mas que podem também intoxicar caso não sejam usadas corretamente.

ESSENCIAS - São conhecidas cerca de 600 essências. Também conhecida como óleos essenciais, são voláteis e insolúveis na água. Os principais são Timol (do tomilho), cineol (do eucalipto), Limoneno (do limoeiro) e mentol (da laranja).

RESINAS - são obtidas através de incisão no caule da planta.

TANINOS - São compostos fenólicos, que coagulam a gelatina e outras proteínas, formando sobre a pele, e mucosas, uma camada seca e resistente à putrefação. Possuem propriedades adstringentes, hemostáticas, anti-sépticas e tonificantes. Quando ingeridos em doses elevadas, os taninos podem impedir a absorção de certos minerais como o cálcio e o ferro, da mesma forma que das vitaminas. As plantas mais ricas são: agrimônia, amieiro, avenca, bistorta, carvalho, castanheiro, chá-preto, faia, hamamélis, morangueiro (folhas), nogueira, salgueirinha, ulmeiro, etc.

Principíos Ativos - parte 1 - continuação desse post

Fonte: cantoverde.org; En. das Plantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário