sexta-feira, 4 de junho de 2010

Frutas Exóticas - Quixaba

Bumelia sertorum Mart., é uma árvore que pode alcançar até 15 m de altura, armada de fortes espinhos, tendo a ponta dos galhos pendentes e espinhosos. Suas flores são alternas e simples, e suas flores perfumadas e pequenas. Seu fruto é uma baga de coloração roxo-escura, quase negra quando  está madura, adocicada, contendo uma semente.
Sua madeira é muito empregada na construção civil e marcenaria.  Habita a Caatinga, costa litorânea do Ceará ao Rio Grande do Sul, restinga, Pantanal, vale do São Francisco. Na medicina popular, suas cascas são adstringentes, antiinflamatória, tônicas e antidiabéticas. Combate gripe, gastrite, dor nos rins.

Também conhecida como quixabeira e rompegibão, está sendo investigada para aplicação no combate à diabetes melitus.






Seja seca, seja verde, os caatingueiros, ao passarem perto de uma quixabeira, miram atentos a formação de seus galhos, e neles vão procurando pau bom para cabo de enxada, para cabo de machado. Se é seca, e se a seca aperta, afiam os facões, os machados, tomam o rumo de um pé de quixabeira, açoitam golpes nos galhos altos. De longe, a criação ouve a batida de madeira em corte, toma a direção do rumo da zoada, para disputar as folhas encravadas no meio dos espinhos. A cada galha tombada, o atropelo sem estilo da criação na procura da solução da fome.
Quixabeira - Esmeraldo Lopes



crédito das fotos: fruto e-jardim; flor:

Nenhum comentário:

Postar um comentário