sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

De coração a coração

A alcachofra (Cynara scolymus) é uma hortaliça muito digerivel e bem tolerada. Ela é o que podemos chamar de alimento-remédio. Seus componentes fazem dela uma campeã no combate do colesterol por grudar nas paredes das artérias. Desintoxica o fígado e aumenta a produção de bilis através de sua função colagoga (a bilis segregada após a ingesta da alcachofra, é menos densa propiciando o descongestionamento do figado).

Da família das compostas, é originária da Africa. Possui caule esbranquiçado, grandes folhas verdes, lanceoladas e carnosas. Podem atingir até 80 cm de comprimento. Prefere solos sílico-argiloso-calcário, profundo, fértil e bem drenado. Multiplica-se por brotos, preferindo clima onde a temperatura oscila entre 5 a 30oc. O plantio deve ser feito na época das chuvas, através de mudas obtidas pelo corte dos rebendos que nascem em torno da raiz.

O chá das folhas é tônico, preventivo e curativo das afecções do fígado. É diurética e combatendo o reumatismo, o diabetes, a arteriosclerose, o colesterol, a hipertensão arterial, a tireóide, afecções de pulmões, doenças de pele e asma.

Os "corações" tenros da alcachofra podem ser usados em saladas, temperados com azeite e limão. O ideal é cozê-la no vapor, conservando assim grande parte de seus oligoelementos. Pode também ser assada na chapa ou no forno. Nesse caso, as folhas não devem ser cortadas.

Alguns dos princípios Ativos da alcachofra são flavonóides, taninos, potássio, sódio, cálcio, ferro, magnésio, ácidos (salicílico, fosfórico, caféoico), pectina, inulina, glicosídeos, esteróides e terpenos.

Fontes: Cantoverde.org e Revista Vida ¨& Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário