sábado, 3 de setembro de 2022

FRUTAS EXÓTICAS - BUTIÁ

 

Butiá, (derivado do tupi m'butiá) é uma palmeira da familia das Arecaceae, nativa da America do Sul. Possuem em geral estipe médio (muito util na confecção de papel) , com  longas folhas  e seus frutos são pequenas drupas comestíveis, contendo uma semente oleaginosa. A planta possui altura máxima de 4 metros e as características mais marcantes do fruto são a forma esférica, pequena, sabor azedo e doce e polpa bastante fibrosa. No total, existem dezoito espécies do gênero Butia. É também conhecido como Macumá ou Butiá-felpudo.   

Do coquinho do butiá se faz geleia, licor, cachaça, vinagre e doces diversos. As sementes  podem ser comidas in natura ou assadas, delas também se extrai o óleo de butiá. Essa fruta contêm folatos e antioxidantes que são conhecidos por reduzirem o colesterol e prevenir doenças cardíacas e derrames. Ele é rico em Vitaminas do Complexo-B como tiamina, piridoxina e folatos. A vitamina B é conhecida em aliviar o stress, ansiedade e depressão. Rico também em vitaminas A e C, potássio e óleo.
A época de plantio do butiá deve ser de dezembro a janeiro. Seu desenvolvimento,   é lento, exigindo paciência para aguardar de seis a 15 anos para o início da primeira produção de butiás. Cada planta pode oferecer até 2.600 coquinhos por colheita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário