sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Os benefícios da Cevada

Monumentos e inscrições encontrados em sítios arqueológicos no Egito, datados de 5.000 A.C., retratam a cevada como um alimento de grande importância.
Uma planta com grande capacidade de adaptação, pois consegue germinar até mesmo no polo ártico, a Cevada, Hodeum vulgare, da família das gramíneas, é um grão que agrada a gregos e romanos e que faz bem para todo mundo.

Monumentos e inscrições encontrados em sítios arqueológicos no Egito, datados de 5.000 A.C., retratam a cevada como um alimento de grande importância. Os Sumérios e Babilônicos, usavam grãos de cevada como unidade de medida e moeda de troca. Os Romanos também fizeram uso dessa planta assim como Indianos que extraiam refrigerantes de suas sementes bem como sopas e pães. A cevada foi introduzida no Brasil logo após o descobrimento, sendo muito cultivada no Sul e Sudeste.

Hipócrates, o pai da medicina, exaltou as virtudes curativas de suas sementes. Além de fonte alimentícia muito rica em proteínas, manganês, celulose, potassio, cal, amido, dextrina, a cevada é muito recomendada para tratamentos caseiros por ser refrescante, digestiva, diurética, depurativa e reconstituinte. Além disso é indicada contra catarros e bronquites crônicas, escorbuto e dispepsita atônica. Externamente em forma de cataplasma, atua contra qualquer tipo de inflamação por ser também emoliente. Artigos publicados por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina reforçam a tese de que os cereais e fibras integrais ajudam a combater o câncer de cólon.

Fp.: Revista vegetarianos.com

Um comentário:

  1. Pois é, cevada não serve apenas para fazer cerveja. Muito informativo, Edilza. Gostei.

    ResponderExcluir