terça-feira, 13 de junho de 2023

FRUTAS EXÓTICAS - JENIPAPO

Da família das Rubiáceas, o Jenipapo, Genipa americana L, é uma árvore nativa da America do Sul que atinge até 15 m de altura e ocorre em todo território nacional. Seu tronco é reto, de ramificações abundantes. Suas folhas são simples e opostas, suas flores são brancas ou amareladas de 20 a 45 mm. Seus frutos são uma baga ovóide ou subglobosa e pericarpo de cor amarelo-pardacenta com numerosas sementes.  A polpa do Jenipapo é aromática, agridoce e vinosa, serindo para suco, doces, licor e xarope. As sementes são usadas pelos indigenas em suas pinturas e tingimento de tecido.  

Sua colheita na região Norte é feita em Setembro ou Março  e Novembro a Dezembro na região Centro-Sul. 


No Norte/Nordeste, o suco do Jenipapo é usado para debelar a anemia causada pelo impaludismo ou verminoses.  É rica em Ferro, carboidratos, vitaminas C e Cálcio.   É diurético e util na hidropisia. Refrescos preparados com a fruta madura, tem aplicação contra a enterite crônica. Seu fruto verde, em aplicações tópicas, combate chagas de origem sifilítica. 
A raiz em decocção é purgativa. O decocto da casca é util em banhos para tratamento de úlceras. 

Jenipapo é uma palavra de origem tupi yandi'pawa que significa "fruta que serve para pintar". Registros linguisticos antigos, a palavra aportuguesada era grafada com 'g' , 'genipapo'. Daí o nome cientifico de jenipapeiro ser Genipa americana L. Hoje convencionou-se que para palavras de origem indigena, africana, exótica ou árabe deve-se usar o 'j', como jenipapo, jiló, jequitibá, berinjela. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário