quarta-feira, 25 de março de 2009

Frutas Exóticas – Rambotã - (Nephelium lappaceum)

folhagem do rambotã - nepheliumDa família botânica das Sapindaceae, é conhecida como a delícia do Pacífico. A Rambutã é nativa da Malásia e comumente cultivada em todo o arquipélago e sudeste da Ásia. É muito popular no Havaí, Tailândia, Vietnã e Indonésia. Adaptou-se muito bem ao clima do norte do Brasil, sendo cultivada comercialmente no estado de Rondônia. É cultivada também no Amazonas e Pará.

Na natureza , a rambotã alcança até 24 metros, ela é parecida com a lichia no que se refere à polpa esbranquiçada e aromática. De sua casca saem pelos típicos. Em cultivo, ela pode atingir até 12 metros de altura . A rambotã pode ser propagada por sementes, enxertia ou alporques e cresce bem em solo ácido, bem drenados e com elevado teor de matéria orgânica.

Na fase adulta, podem render até 200 quilos por planta. São as fêmeas que produzem porque os machos dão apenas flor. O espaçamento entre as árvores deve ser de oito a dez metros.

Na Malásia, frutificam geralmente duas vezes por ano, a primeira, fruto do rambotãoa cultura principal, em junho e uma menor em Dezembro. Nas Filipinas, a floração ocorre a partir de finais de Março e início de Maio e os frutos maduros a partir de julho a outubro ou ocasionalmente em novembro. Os frutos devem ser manuseados com cuidado e mantido seco, fresco e bem ventilado para atrasar a deterioração.

OUTROS NOMES:
Entre nós é conhecida como rambotão; em países de língua inglesa: rambutan; Espanhol: rambután; Frances: ramboutan , ramboutanier, lichi chevelu; Alemanha: Rambutan; Filipinas: rambutan, usan; Cambodja: saaw maaw, ser mon; Tailandia: ngoh, phruan; Vietnam: chom chom; India: ramboostan; China:Shao Tzu.

ESPÉCIES:
Existem mais de 30 espécies de Nephelium com frutos comestíveis. Outras espécies incluem pulasan ( N. ramboutan-ake ), korlan ( N. hypoleucum ), rambutã gigante ( N. cuspidatum ), sungkit ( N. maingayi ) e Arut ( N. xerospermoides ).

Existem mais de 200 cultivares dorambotão no Sudeste da Ásia. Algumas das variedades mais comuns:
Malasia - "R3" ( "Gula Batu ') , ‘R134’ -- frutos vermelhos, redondos e de tamanho médio.
R156’ (‘Muar Gadang’) - O fruto é grande, redondo e amarelo.
‘R162’ (‘Daun Hijau’) - O fruto é grande, doce e alongada, com uma casca de laranja vermelha.
‘R167’ (‘Chai Tow Cheng’) - Fruto grande, doce e alongado, com uma casca vermelha.
Indonésia: ‘Binjai’ - Frutos grandes, doces e alongadas com polpa firme e casca vermelha.
‘Jitlee’ - Singapura. Frutas médias com cascas vermelhas. Tem uma longa vida pós-colheita.
‘Rongrien’ - Tailândia. Fruto é grande e doce, com uma casca vermelha e pelos verdes.

rambotãoUSO MEDICINAL
Dentre os princípios ativos da planta encontram-se saponinas e taninos e um alcalóide nas sementes. O Rambutã é rico em vitamina C, carboidratos, proteínas, cálcio, fósforo, potássio, ferro, niacina. Sua polpa é doce e pouco ácida, semelhante à uva. O extrado da raiz é utilizado para tratar febre e o cataplasma das folhas para aliviar as dores de cabeça.
Caso deseje, assista o vídeo que fala sobre a produção do Rambutã em Rondônia (http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM958458-7823-AGRICULTORES+DE+RONDONIA+COLHEM+AS+LAVOURAS+DE+RAMBUTAN,00.html).

5 comentários:

  1. como eu vou saber se a semente é a fêmea ou o macho?

    ResponderExcluir
  2. quais as propriedades medicinais que tem a monstera deliciosa ou banande adão

    ResponderExcluir
  3. Eu também gostaria de saber qdo é macho ou fenea, pois de brincadeira coloquei duas sementes num copo com algodão molhado e brotaram. passei paca um copo com terra e cresceu bastante e não sei oque fazer. Moro na Serra da Cantareira(Mata Atlântica. Será que aqui vinga?

    Grato
    Rubens
    rdesigner@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Rubens,

    O Rambutã é produzido em escala comercial em Rondonia sendo a Emater daquele estado responsavel por dar apoio assistência técnica e/ou orientações a interessados no cultivo do rambotã. Contacte a Emater-RO via email ou pelo endereço:
    SEDE
    Av. Farquar, 3055 - Panair
    CEP 76.801-361 | Porto Velho/RO
    Fone: 69 3217.0706 Fax: 3217-0745

    ResponderExcluir
  5. Caraka! no sítio da minha vó em Belém-PA essa fruta faz lama olha que meus avós vendem para feiras livres e supermercado locais + mesmos assim as árvores dão bastante frutos, eu passo o dia todo pendurado nas árvores comendo Rambutã!

    ResponderExcluir