domingo, 29 de março de 2009

Frutas Exóticas - Tamarilho (Cyphomandra betacea)

tamarillo ou tamarilho é geralmente considerado como sendo nativo dos AndesO tamarillo ou tamarilho é geralmente considerado como sendo nativo dos Andes. Também conhecido como tomate-de-árvore, possui um sabor suavemente amargo. Pertence à família das Solanaceas (solanaceae), que compreende 2300 espécies de plantas americanas, produtoras de alcalóides. Dessas só se cultivam umas 30 espécies, dentre as quais a planta da batata ou batateira, o tomateiro e o tabaco. É uma planta tropical, mas de altitude, adaptando-se ao clima subtropical; mas só floresce onde as noites são frias.

É cultivada e naturalizada na Argentina, Brasil, Colômbia e Venezuela e na Nova Zelândia amplamente difundida , como uma cultura comercial. No Brasil é conhecida também como tomate francês, tomate arbóreo.
O Tamarilho cresce melhor , precisando sol pleno e necessita de proteção contra ventos fortes. É de porte arbustivo alcançando entre 2-3 m de altura. Não tolera seca prolongada e propaga-se por sementes e estaquias. Tem um aspecto muito semelhante ao do tomate, embora o sabor seja diferente.

É rica em vitamina A, sendo indicada para controlar o colesterol. É apreciada ao natural e seu sabor agridoce também pode ser explorado com sucesso no preparo de sucos, geleias ou compotas, salada de frutas e molhos para acompanhar carnes.

Um comentário:

  1. Esta frutinha eu não conheço. Deve ficar bem gostosa em compotas (adoro compotas).
    Bjs.

    ResponderExcluir