quinta-feira, 2 de abril de 2009

Frutas Exóticas - Figo-da-India (Opuntia ficus-indica)

Opuntia indica, Figo-da-ÍndiaA polpa, amarelo-ouro, parece meio porosa, cheia de sementinhas pretas, mas ao experimentá-la, a trabalheira é recompensada. Doce, e com um leve toque ácido, o figo-da-india é refrescante e um excelente coadjuvante na manutenção do peso e no emagrecimento.

O figo-da-índia é o fruto de uma espécie de cacto oriundo das regiões desérticas do México. Foi trazida para o Brasil por d. João VI, e sua grande capacidade de acumular água e resistir a longos períodos de seca a tornou ótima opção de forragem para os animais no Nordeste, onde é conhecida como palma ou palmatória. Da família das Cactáceas, é uma planta perene, arbustiva, com até 5 metros de altura. O caule é confundido com folhas, e tem o formato de uma raquete. Vegeta bem em clima ameno a quente e solos bem drenados, férteis e ricos em matéria orgânica, mas tolera solos de baixa fertilidade.

Rica em sais minerais, vitaminas (C e A), cálcio, magnésio., também contém carboidratos e proteínas. Seus frutos quando maduros, são consumidos ao natural, cujo sabor é levemente adocicado. "Age na parte superior do estômago, dificultando a ação das enzimas pancreáticas e dos ácidos biliares. Traduzindo, queima a gordura mesmo." Segundo a Dra. Heloisa Rocha, em sua coluna na revista Util, um estudo recente constatou que essa fruta elimina em torno de 27,4% das gorduras ingeridas, até mesmo nas pessoas que possuem massa corpórea normal, sendo, portanto, indicado aos regimes de emagrecimento.

Consumida ao natural, ajuda a combater a diarréia e a disenteria. O decocto dessa planta tem efeitos diuréticos. É muito valorizada na preenção de asma, no combate à tosse, verminoses, problemas da próstata e reumatismos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário