terça-feira, 16 de março de 2010

Nutritiva e ornamental

fruta pão
Originária de Java ou Sumatra, seu fruto é base alimentar para os ilhéus da Polinésia além disso é tida como ornamental. Seu nome cientifico é Artocarpus altílis (Parks) Fosberg (A. communis) . Existem duas variedades principais: apyrena - cujo fruto não tem sementes, é chamada fruta-pão de massa e seminífera - cujo fruto possui sementes, é chamada fruta-pão de caroço. (1)

A fruta-pão é árvore que vive 80 anos, podendo alcançar de 25-30m de altura tem copa relativamente frondosa com folhas grandes e recortadas de cor verde escura. Desenvolve-se bem em clima tropical úmido. No Brasil pode ser cultivado desde São Paulo ao Pará.

Dizem que Napoleão Buonaparte curava suas diarréias, tomando um chazinho de camomila e banho com as folhas da arvore do fruta pão. Provavelmente sofria das hemorróidas e muitos gazes intestinais. Isso ele tinha aos montões. Saía furtivamente do palacio, para liberar as ventosidades nos jardins palacianos, e se recuparava com a famosa e nutritiva sopinha. (2)

A polpa do fruta-pão de massa é rica em calorias, carboidratos, água, vitaminas B1, B2, C, cálcio, fósforo, ferro e tem baixo teor de gorduras. Sua polpa seca é feita uma farinha panificável,  além de fonte para extração do amido e de farinha granulada semelhante ao "sagu". Em uso caseiro a polpa - quase madura - pode ser cozida, assada, transformada em purê ou cortada em fatias consumidas fritas (como a batatinha) com manteiga, mel ou melaço. Cortada em fatias e secas ao sol ou em fornos a polpa é usada para o preparo de raspas ou crueiras ou aparas e para o preparo de farinhas que, misturadas à farinha de trigo, podem compor o pão caseiro. Madura, a polpa é aproveitada na fabricação de doces.

As sementes do fruta-pão de caroço podem ser consumidas assadas, torradas, ou fervidas em água e sal. Em alguns estados brasileiros as sementes são usadas em substituição ao feijão para preparar guisados e ensopados. A polpa do fruto reduzida a pasta quente é supurativo para tumores e furúnculos; as  sementes são tônicas que favorecem estômago e rins e o seu Látex é usado como cicatrizante de feridas.

Fp: (1) Seagri; 
(2) sunset.com
foto: http://www.arara.fr

Nenhum comentário:

Postar um comentário