quinta-feira, 18 de março de 2010

Frutas Exóticas - Curuba

Planta ainda pouco conhecida no Brasil, a Curuba (Passiflora tarminiana, Passiflora tripartita var. mollissima) da família dos maracujás, é originária das Américas, encontrando-se distribuida nas zonas frias dos Andes. É produzida em todo territorio Colombiano na Venezuela, Bolivia, Peru e também na Nova Zelandia.
 
A curuba é uma trepadeira  com o caule coberto de um pelo amarelo, podendo atingir até 7 metros de comprimento. Seu fruto é uma baga de casca branco-amarelada ou verde-escura . A cor da polpa é amarela ou alaranjada com pequenas sementes escuras. O sabor é agradável, perfurmado e ligeiramente ácido. É uma fruta tropical das mais apreciadas. Existem 11 variedades dessa planta, que vegeta em ambientes umidos e com boa luminosidade, sendo muito suscetível à geadas. 
 
Sua polpa é comida ao natural, ou pode ser misturada ao suco de outras frutas. Pode  também ser usada em sorvetes, geléias e doces. É muito rica em vitamina C e A.

Outros nomes da planta: Curuba, Curubas, Taxo, Tumbo, Parcha, Tacso, Granadilla cimarrona; Banana Passionfruit.
Fonte; imagem

2 comentários:

  1. Nice photography blog & good post.You have beautifully maintained, you must tried this website which really helps to increase your traffic. hope u have a wonderful day & awaiting for more new post. Keep Blogging!

    ResponderExcluir