sexta-feira, 12 de março de 2010

A vitamina da beleza

Um documento antigo chamado Papiro de Ebers, escrito por volta de 1500 a.C. no Egito, recomendava a cenoura como cosmético, aplicada em rodelas sobre o rosto. Atualmente sabemos que seu efeito benéfico sobre nossa pele se deve principalmente por seu conteúdo em provitamina A.

Na cenoura é abundante a pectina, substância de ação absorvente e antidiarréica; sais minerais diversos, oligoelementos, vitaminas do grupo B, C, e sobretudo o caroteno. È um dos vegetais mais ricos em provitamina A, apenas superada pela alfafa. Outras fontes importantes de caroteno são o espinafre, a couve, os damascos, tomates e pimentões. "As cenouras, originalmente, apareciam com cores púrpura, branca e amarela. A cenoura laranja, que é hoje sinónimo de cenoura, foi desenvolvida na Holanda como tributo a Guilherme I de Orange  ("orange" = "laranja") durante a luta holandesa de independência da Espanha, no século XVI".1

A cenoura (Daucus carota L) é um alimento-remédio ideal para as crianças, pois estimula o seu crescimento, aumentando suas defesas; evita diarréias, desenvolve uma boa visão e dá beleza à pele e ao cabelo. Além disso contribui para a formação de uma dentição forte e bem desenvolvida, especialmente quando ingerida crua.

"Os alimentos de origem animal, como o fígado dos mamíferos ou dos peixes contém abundante retinol (vitamina A animal) que pode chegar a ter efeitos tóxicos, se ingerido em doses elevadas, ao contrário do caroteno (provitamina A vegetal), que não contém nenhum risco de toxidade. Nosso organismo só transforma em vitamina A (retinol) o caroteno de que necessita. Nosso organismo é incapaz de produzir vitamina A se não é fornecido o seu precursor, o caroteno." .

Cada 100 gramas de Cenoura  contém:
        - Calorias - 51kcal
          - Proteínas - 1,5g
          - Gorduras - 0,3g
          - Provitamina A - 14500 U.l.
          - Vitamina B2 (Riboflavina) - 30 mcg
          - Vitamina B3 (Niacina) - 0,3 mg
          - Vitamina C (Ácido ascórbico) - 27 mg
          - Potássio - 290 mg
          - Sódio - 100 mg
          - Cálcio - 45 mg
          - Fósforo - 40 mg
          - Enxofre - 22 mg
          - Cloro - 5 mg
          - Magnésio - 4 mg
          - Silício - 2 mg
          - Ferro - 1 mg


 Nossas necessidades diárias de vitamina A são:  400 microgramas para crianças; 750 microgramas para adultos e 1200 microgramas para grávidas ou que amamentam. Os problemas relacionados à falta da vitamina A, são; problemas na acomodação visual; distúrbios na percepção das cores e secura nos olhos; sensibilidade à luz; cegueira noturna; problemas nas células da pele; problemas relacionados ao metabolismo e queda do sistema imunológico.


Papiro de Ebers
"O Papiro de Ebers, do nome de Georg Ebers (1837-1898) que primeiro o estudou em 1875, data de c. 1550 a.C., tem mais de 20 metros de comprimento e inclui referências a mais de 7000 substâncias medicinais incluídas em mais de 800 fórmulas. Contrariamente ao que acontece nas fontes mesopotâmicas, as fórmulas egípcias, como as contidas neste papiro, são quantitativas. Este papiro, em escrita hierática, conserva-se actualmente na Universitats Bibliothek de Leipzig." - http://magodalua.blogspot.com/2008/03/o-papiro-de-ebers.html

Fontes de pesquisa: 2 - Enc. Plantas; 1 - Wkp

2 comentários: