segunda-feira, 5 de abril de 2010

Borragem, um excelente depurativo!

 La Quintine, o jardineiro do rei Luiz XIV considerava-a uma verdura deliciosa, reservando-lhe um lugar especial no jardim real, junto a outras plantas depurativas. Contudo, por não lhe haver prestado atenção, o famoso rei foi vítima de diversas doenças, tais como artritismo e gota dentre outras. Em muitos lugares a borragem é considerada uma excelente verdura. As suas folhas tenras podem ser comidas cruas, em salada, ou então cozidas com batatas e/ou hortaliças. Toda a planta é coberta de pequenos pêlos rijos de cor branca e as suas flores são atraentes, de cor azul, violeta ou branca com 5 pétalas.

A borragem (Borago officinalis L.), conhecida no Brasil também por borrage, borracha, borracha-chimarrona e foligem, é uma planta medicinal. É uma  herbácea anual, mediterrânea, crescendo em terras ricas em azoto. Fora de algumas zonas da Alemanha ou do norte da Espanha onde é utilizada como legume, o seu cultivo é feito principalmente para a produção de sementes.1

Origina-se  do norte da África embora seja encontrada em muitos estados brasileiros.  Nas américas Central e do Sul, cresce a chamada borragem-brava (heliotropum indicum L.) também conhecida como jacuacanga e aguaraciunha-açu, que também pertence à família das borragináceas com aspecto bastante semelhante à borragem comum.

Toda a planta contém abundantes sais minerais (nitrato de potássio), mucilagens e flavonóides. Suas propriedades mais importantes são:
- Sudorífica: principalmente as flores da borragem favorecem a produção de suor, que propicia a eliminação de toxinas do nosso organismo; Diurética: aumenta a produção de urina e eliminação de uréia, ácido úrico e outras substancias residuais, combatendo, portanto, a gota, artritismo; Emoliente e antiinflamatória: devido às mucilagens abundantes na planta, é utilizada em forma de cataplasma para aliviar as dores da gota e no combate a furúnculos e abcessos; Hipolipemiante: a planta é rica em ácido linoléico, reduzindo assim o mau colesterol do sangue; Regulador hormonal: o óleo das sementes de borragem atuam também como regulador do sistema hormonal, combatendo dismenorreías. 

Às reconhecidas virtudes gastronômicas da borragem acrescentam-se as suas propriedades diuréticas e depurativas, quando ingeridas como verduras ou tomadas como suco fresco.



1 - http://pt.wikipedia.org/wiki/Borragem - ("Plantas e Produtos Vegetais em Fitoterapia", 2ª Edição, Fundação Calouste Gulbenkian)
Enc. das Plantas, pg. 746

Nenhum comentário:

Postar um comentário