quinta-feira, 1 de abril de 2010

Frutas Exóticas - Sorvinha

sorva
Couma utilis (Mart.), árvore versátil de porte médio que é também uma conhecida  fonte de látex, usado para uma variedade de fins industriais. É nativa da Amazônia, muito encontrada em feiras e centros comerciais. Suas flores são rosadas ou púrpuras. Existem outras três espécies:  Couma guianensis, a Couma macrocarpa Barb. Rodr e a Ambelania acida Aubl., também conhecida como pepino-do-mato.
As frutas, pequenas e  redondas,  é consumida fresca, lembrando um pouco a goiaba, com uma polpa doce e comestível.    O látex também é utilizado como matéria-prima para  goma de mascar, cola, verniz e outros produtos industriais. Diluído em água, o látex faz uma excelente bebida conhecida como sorva (Brasil), juansoco (Colômbia), ou leche Caspi (Peru).

Os indígenas também usam o látex para controlar amebas, diarréia (misturada com banana), como antihelmínticas (misturado com óleo ricino), e para desinfectar o umbigo do recém-nascido.

2 comentários:

  1. legal,o seu comentário da goiaba,as folhas da goiaba tem outras serventias,como (dores de barriga).você sabe qual seria o tipo de vitamina que tem a goiaba,e qual seria suas funções.

    ResponderExcluir
  2. Ola Maria,

    Grata pela visita a esse blog. Acompanhe o post http://saudepelasplantas.blogspot.com/2010/04/goiabeira-corta-diarreia-e-tonifica.html onde você pode verificar as propriedades refrescantes da goiaba. Um forte abraço,
    Edilza

    ResponderExcluir