segunda-feira, 29 de março de 2010

Controle da Tuberculose: um desafio!

Nos últimos anos, o Brasil e o mundo vêm ampliando os esforços para o controle da tuberculose, que continua sendo um grave problema de saúde pública. Os índices da doença, que diminuíam gradativamente na década de 80, voltaram a crescer nos anos 90.

O Dia Mundial da Tuberculose foi lançado, em 1982, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares (International Union Agaist TB and Lung Disease - IUATLD). A data foi uma homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, pelo Dr. Robert Koch, que descobriu que o bacilo se espalhava pelo ar. Este foi um grande passo na luta pelo controle e eliminação da doença que, na época, vitimou grande parcela da população mundial e hoje persiste com 1/3 da população mundial infectada: 8 milhões de doentes e 3 milhões de mortes anuais.

A cada dia mais de 20 mil pessoas adoecem e 5 mil morrem. Vinte e dois países respondem por 80% dos casos. Como complicantes existem a co-infecção com o vírus do HIV (que aumenta o risco de adoecer e morrer) e o problema da resistência medicamentosa, que é muito mais cara e mais difícil de tratar e vem se espalhando em mais de 20 países.

No Brasil, há 50 milhões de infectados e uma média anual de aproximadamente 100 mil casos novos e 6 mil óbitos pela enfermidade. Cada paciente infectado, se não for tratado, pode infectar em média 10 a 15 pessoas por ano. A tuberculose infecta pessoas em todos os países do mundo, tanto ricos como pobres. A pobreza, desnutrição, más condições sanitárias e alta densidade populacional são fatores que contribuem para que o agravamento e  disseminação da infecção  se transforme em doença. Apenas alcançando as metas de detecção de no mínimo 70% dos casos de tuberculose e cura de 85% destes casos é que o controle da doença realmente se dará e suas taxas começarão a diminuir gradativamente em 5% ao ano.

Os objetivos da campanha do Dia da Tuberculose são educar o publico em geral a reconhecer os sintomas e o tratamento para Tuberculose, e encorajar  as pessoas que desenvolveram os sintomas a realizarem o exame diagnóstico para confirmação da doença,  e o tratamento supervisionado.

Em 2010 deseja-se reduzir pela metade as taxas de morbidade e mortalidade, com base em 2000. Em 2020, evitar 25 milhões de mortes de tuberculose e prevenir 50 milhões de casos. E em 2050 diminuir a incidência para 1 caso por cada 1.000.000 de habitantes, eliminando a doença como problema de saúde pública.1

As Plantas e a Tuberculose
A Tuberculose uma doença de evolução lenta  que afeta sobretudo os pulmões e que se agrava por uma alimentação deficiente e habitos de vida insalubres. Algumas plantas não curam por sí só a doença mas favorecem os mecanismos de curativos do organismo, que tanta influência têm na prevenção e tratamento da Tuberculose. São elas:

Equinácea: estimula as defesas contra as infecções; Pulmonária: é emoliente e antiinflamatória sobre o aparelho respiratório; Ênula: acalma a tosse, tonifica todo o organismo; Alcaçus-da-Europa: expectorante, antibiótico, desinflama as vias respiratórias, Líquem-da-Islândia: expectorante e peitoral, complementando o tratamento contra a doença.

Para ter um corpo saudável e livre de infecções, não basta combater os germes que as causam. A medicina atual atribui cada vez maior importância ao "terreno", ou seja, ao próprio organismo, na luta contra as infecções. As plantas medicinais não atuam apenas destruindo os micróbios mas também fortalecendo as defesas do organismo. O seu uso, juntamente com um estilo de vida saudável, pode fazer mais pela saúde que os antibióticos mais potentes.


Como você e eu podemos  ajudar:

-  Sabendo  mais sobre a tuberculose; fazendo  os exames e recebendo  tratamento;  contando  a todos que a tuberculose pode matar, mas que também pode ser curada.

1 -Portal da Saúde; Enc. Plantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário