quarta-feira, 24 de março de 2010

Frutas Exóticas - Bilimbi

Bilimbi, parente da carambola, muito apreciada no sudeste asiático
 A árvore do pepino (Averrhoa bilimbi L.), como também é conhecida, está  intimamente relacionada  com a Carambola, mas é diferente na aparência, no sabor,  e na forma de frutificação.   É comum encontra-la nos  países do Sudeste Asiático;  Na Índia,  é geralmente encontrado nos  jardins. No Haiti, é chamada de  blimblin; na Jamaica, bimbling plum; em  Cuba,  grosella china; em  El Salvador e Nicaragua, mimbro; na Venezuela, vinagrillo; no Suriname e nas  Guianas, birambi; na Argentina, pepino de Indias. Para os franceses é o  carambolier bilimbi, ou cornichon des Indes.

Na Amazônia, o Bilimbi teria sido introduzido via Caiena, região das Guianas de onde viria o nome limão-de-caiena pelo qual também é conhecido. Seu cultivo é realizado nos Estados do Rio de Janeiro, Amazonas, Pará e Santa Catarina, além de ser encontrado em vários Estados do Nordeste, sendo conhecido como "biri-biri", "caramboleira-amarela".

A árvore do Bilimbi atinge uma altura de 5 a 10 metros;  tem um tronco curto dividindo-se em ramos na posição vertical. Suas flores são pequenas, vermelho-claras, aromáticas, presas aos ramos e tronco. É uma espécie tropical, mais sensível ao frio do que a Carambola.

Verde ou maduro, o Bilimbi é, quase sempre, considerado muito ácido e amargo para ser consumido in natura, sendo usado para a elaboração de picles, geléias, sucos e compotas.  Na culinária oriental o bilimbi é, também, bastante empregado como ingredientes no preparo de variados pratos salgados.  Embora sua fruta seja muito ácida para consumir in natura,  os frutos verdes cozidos são muito apreciados no  Suriname.  

O suco de Bilimbi, por causa de seu conteúdo em acido oxalico, é útil para manchas do descoramento das mãos. Na Malásia, as folhas de Bilimbi são usados como um tratamento para a doenças venéreas e decocção de suas folhas é tomada como um medicamento para aliviar a inflamação retal. É usada também  contra tosse e aftas. Quando mantido em temperatura ambiente, rapidamente perde sua qualidade, principalmente pela excessiva perda de massa (relacionada à perda de água) que o torna murcho e sem brilho. 


Fonte: Revista Brasileira de Fruticultura; hort.purdue.edu

Nenhum comentário:

Postar um comentário