Originário da Malásia, o Mabolo (Diospyros blancoi) é muito conhecido nas Filipinas como Kamagong. Pode atingir até 30 metros de altura, e pertence à família das Ebenaceae, sendo mais admirado por sua propriedade ornamental do que seu valor alimentar. É ocasionalmente plantada na Índia, principalmente como planta ornamental devido ao interesse na folhagem e nos frutos
A fruta é muitas vezes chamada de maçã de veludo, e na Índia, flor de pêssego. Na Malásia, é buah Mantega (fruta manteiga). Mabolo (ou mabulo) é o mais comum dos vários nomes no dialeto filipino. No Brasil, o Mabolo chegou em 1965, introduzido das Filipinas.
Dependendo da forma como foi plantada, pode ter caules longos, lisos ou troncos curtos. Mabolo é também conhecido como "Velvet Apple", apresentando vistosas folhas verde-escuro. Seus frutos geralmente crescem em pares de três em lados opostos , e tem uma pele fina, marrom-acastanhada revestidas com "cabelos" castanho-dourada. Da pele se desprende um odor forte e desagradável de queijo, mas uma vez que é removido o odor, a fruta tem um sabor adocicado, lembrando o caqui. Em vista disso, os frutos devem ser descascados antes de comer, e depois mantidos na geladeira por algumas horas antes de servir. Em seguida, o odor (que é principalmente na pele), terá em grande parte se dissipado. A fruta é considerada uma boa fonte de ferro e cálcio e uma boa fonte de vitamina B. 100 gramas da fruta contém:
- Calorias: 504
- Proteína: 0,75 g
- Gordura: 0,22-0,38 g
- Carboidratos: g (outros) 5,49-6,12
- Fibra: 0,74-1,76 g Açúcar: 11,47 g
Benefícios para a saúde: | Preparação e Utilização: |
Tosse, dores de estômago, febre e doenças de pele são tratadas por preparados das folhas e cascas do Mabolo. | Decocto da casca e folhas são utilizados para todos os problemas de saúde que tenham sido indicados à esquerda. |
Usado como remédio para diarréia, disenteria, doenças cardíacas, hipertensão e diabetes. |
É consumido fresco, como sobremesa sendo feito também com sua polpa uma deliciosa bebida. A madeira da árvore serve para fazer pentes e utensílios e a pele na pele do Mabolo pode ser irritante para pele sensível.
Fonte: www.hort.purdue.edu
Gostei muito das informações.
ResponderExcluirMuito obrigado!
Encontrei uma fruta dessa na Quinta da Boa Vista em São Cristóvão, RJ.
Fiquei curioso pelo seu nome e se era possível comer.