quarta-feira, 26 de maio de 2010

Frutas Exóticas - Mabolo

Originário da Malásia, o Mabolo (Diospyros blancoi) é muito  conhecido nas Filipinas como Kamagong. Pode atingir até 30 metros de altura, e pertence à família das  Ebenaceae,  sendo  mais admirado por sua propriedade ornamental do que seu valor alimentar.   É  ocasionalmente plantada na Índia, principalmente como planta ornamental devido ao interesse na folhagem e nos frutos

A fruta é muitas vezes chamada de maçã de veludo, e na Índia, flor de pêssego. Na Malásia, é buah Mantega (fruta manteiga). Mabolo (ou mabulo) é o mais comum dos vários nomes no dialeto filipino. No Brasil, o Mabolo chegou em 1965, introduzido das Filipinas.

Dependendo da forma como foi plantada, pode  ter caules longos, lisos ou troncos curtos. Mabolo é também conhecido como "Velvet Apple", apresentando vistosas folhas verde-escuro. Seus frutos geralmente crescem em pares de três em lados opostos , e tem uma pele fina, marrom-acastanhada revestidas com "cabelos" castanho-dourada. Da pele se desprende um odor forte e desagradável de queijo, mas uma vez que é removido  o odor, a  fruta tem um sabor adocicado, lembrando o caqui. Em vista disso, os frutos devem ser descascados antes de comer, e depois mantidos na geladeira por algumas horas antes de servir. Em seguida, o odor (que é principalmente na pele), terá em grande parte se dissipado. A fruta é considerada uma boa fonte de ferro e cálcio e uma boa fonte de vitamina B. 100 gramas da fruta contém:
  • Calorias: 504
  • Proteína: 0,75 g
  • Gordura: 0,22-0,38 g
  • Carboidratos: g (outros) 5,49-6,12
  • Fibra: 0,74-1,76 g Açúcar: 11,47 g
Benefícios para a saúde:
Preparação e Utilização:
Tosse, dores de estômago, febre e doenças de pele são tratadas por  preparados  das folhas e cascas do Mabolo. Decocto da casca e folhas  são utilizados para todos os problemas de saúde que tenham sido indicados à esquerda.
Usado como remédio para diarréia, disenteria, doenças cardíacas, hipertensão e diabetes.

É consumido fresco, como sobremesa sendo feito também  com sua polpa  uma  deliciosa bebida.  A madeira da árvore serve para fazer pentes e utensílios e a  pele na pele do  Mabolo pode ser irritante para pele sensível.

Fonte: www.hort.purdue.edu

Um comentário:

  1. Gostei muito das informações.
    Muito obrigado!
    Encontrei uma fruta dessa na Quinta da Boa Vista em São Cristóvão, RJ.
    Fiquei curioso pelo seu nome e se era possível comer.

    ResponderExcluir