segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Amoras

amoras Originária da China, a amora é uma planta de grande rusticidade. É uma fruta altamente nutritiva de sabor doce e um pouco ácida, composta por 85% de água e vários minerais e vitaminas. A fruta é indicada no controle de hemorragias e da pressão arterial, além de exercer uma função antioxidante.
A casca da raiz, através de infusões, combate verminose, bronquites e afecções hepáticas . Seus frutos, além de muito apetitosos, combatem o reumatisto, a gota e a artrite (suco). Suas flores são utilizadas através de infusão, para combater as afecções renais. Suas folhas em forma de cataplasma, atuam como cicatrizante em feridas e úlceras.

Uma nova pesquisa sugere que uma mistura de agentes preventivos, tal como os que podem ser encontrados em amoras pretas, podem inibir de forma muito eficaz o desenvolvimento do cancer, quando comparados com o poder de prevenção de agentes individuais e inibidores de um único gene. “Mostrámos claramente que as bagas das amoras pretas, que contêm uma variedade de compostos anti-cancerígenos, têm um vasto efeito no genoma e nos genes envolvidos no desenvolvimento do cancro,” diz o Dr. Gary D. Stoner, professor de Patologia, Nutrição Humana e Medicina, que se encontra a desenvolver o estudo sobre o papel de agentes dietéticos na prevenção do cancro esofágico. (ScienceDaily)

A amora é apreciada in natura ou usada na fabricação de geléias, sucos, doces, sorvetes, vinhos, licores, etc. Existe um grande número de espécies. A classificação de todas as espécies de amoras é difícil, visto que a hibridização entre espécies é freqüente.

Um comentário:

  1. Olá, eu lhe desejo muito sucesso nesse ano de 2009. Que você, sua família e todos aqueles que gostem de você tenham muitas felicidades, saúde e não tenham problema de desemprego ou qualquer outro efeito negativo da crise econômica.

    Excelente 2009 a todos!

    Abraços

    ResponderExcluir