segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

A couve e as úlceras do estômago

Publicações de universidades norte-americanas relatam trabalhos científicos sobre o tratamento das úlceras estomacais com suco de couve. O suco centrifugado da couve crua, na proporção de 200 a 250 cm3 por dia, administrados durante cinco dias, no máximo, a pacientes com esse problema de úlcera, conseguiu fazer cessar as dores. Médicos suíços também fizeram experiências semelhantes com os mesmos resultados.

A couve é uma planta bienal de caule robusto ereto e carnoso com folhas pecioladas e carnosas. Da família das Crucíferas, suas diversas variedades podem diferir bastante entre si pelo aspecto:


couveCouve "sem cabeça"; repolhos (caules curtos terminados em uma cabeça); couve-de-bruxelas - de caule ramificado e brotos curtos; couve-nabo; couve-brócolis; couve-flor, couve-galega; couve crespa.
FICHA DA PLANTA:
COUVE - Brassica oleracea var. acephala
Características: Planta de folhas grandes muito divididas e de consistência carnosa.
Dicas de Cultivo: Planta-se em sementeira durante todo o ano. Quando a planta tiver 4 a 6 folhas, faz-se o transplante. O espaçamento deve ser de 50 a 70cm em linha e 40 a 50cm entre plantas.
Outros Nomes: Port.: couve-portuguesa, couve-galega, berça, verça; Esp.: col, berza; Fr.: chou; Ing.: cabbage.
Princípio ativo: Vitaminas A e C, minerais como o enxofre, iodo, cobre, cálcio, potássio, ferro e fósforo, magnésio, mucilagens e um fator antiulceroso ainda não bem identificado.
Propriedades: diurética, depurativa, vermífuga, antianêmica, antiulcerosa, anticancerígena, vulnerária e cicatrizante.
Indicações: É usada contra anemia, úlcera gástrica, bronquite e reumatismo, sendo para isso, ingerida em forma de suco.
Toxicologia: O uso prolongado pode exercer efeito antitireóideo.

4 comentários:

  1. Gostaria de relatar que eu já tive referências de pacientes que melhoraram seus problemas de gastrites, evidenciadas pela endoscopia, que usaram o suco de couve com bons resultados. Gostaria de saber o que sabe sobre a Pitahaya, fruta originária da Nicarágua, da fam. das cactáceas. Eu cultivo aqui em Santa Isabel-SP - veja:(www.vejosaojose.com.br/gbolanos.htm)
    Pitahayas em Santa Isabel - um ano depois.- No início de janeiro, começou a minha colheita de Pitahayas em Santa Isabel-SP. Descobri que a produção vai até maio e junho. Depois deve ser feita uma poda, mais para controle de tamanho da planta.

    Em agosto, limpeza de mato e cuidados estéticos com a "moita". Setembro, colocação de adubo adequado. Novembro e dezembro início da floração. Neste ano, consegui uma fruta, com 590 gramos( meu recorde) e muitas outras com menos peso.

    ResponderExcluir
  2. Edilza, olá!

    Olha, seu site é uma "jóia preciosa".

    Remédios naturais têm mesmo seus benefício, só precisam serem usados na medida certa. As vezes colhemos fora de horas, usamos mais do que devíamos e por tempo de mais ou de menos...

    Mas nossa, meu pai vive tomando remédios caseiros e se dá muito bem. Muitos de nossa famílai têm esse costume.

    Parabéns.

    Lena

    ResponderExcluir
  3. Olá Edilza!
    Muito legal o seu blog!
    Vou começar a fazer suco de couve, será que eh bom?!
    Ah, não encontrei o botão para fazer pesquisa no seu blog, queria ver se vc já escreveu sobre alguma planta que ajude a dormir, já que meu sono é péssimo...
    Parabéns pelo blog!
    Um abraço
    Sandra Info-Macross

    ResponderExcluir
  4. Tomei suco de couve crua pela manhã em jejum e fiquei bom de uma indisposição estomacal, nao posso afirmar que era ulcera, pois não tinha feito endoscopia. Tambem chupei lima, foi melhor que tomar remedios. Enquanto tomava a couve e a lima não fiz uso de nenhum remedio.
    Use a couve + nunca deixe de consultar um medico, fiz exames de sangue e tava tudo normal. Falta fazer endoscopia.
    Abs,

    ResponderExcluir