segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Amêndoa - Amygdalus comunis

Amêndoa
Ela vem da região sudeste da Península Ibérica e é um alimento rico em todos os princípios nutritivos e em propriedades medicinais. É rica em:

Proteína - de fácil assimilação, sua proporção é bastante elevada (13,3%), levando em conta que se trata de um vegetal. A carne e o peixe têm entre 15g e 20 g de proteínas para cada 100gramas.
Gordura - Mais da metade do seu peso é feito de gordura. Predominam os ácidos. O ácido linoleico, abundante na amândoa, desempenha um importante papel nas funções do sistema nervoso.
Hidratos de Carbono - contém menor quantidade desse nutriente em relação às proetínas e gorduras. Em virtude disso, é bom combinar amêndoa com pão ou frutas doces secas.
Vitaminas - rica em vitaminas B1, B6 e sobretudo em vitamina E.
Minerais - Cálcio, fósforo, magnésio, potássio e ferro.
O consumo habitual fortalece os nervos e tonifica os músculos, contribuindo para vencer o stress, a depressão e a fadiga. Em caso de colesterol alto, é uma excelente opção. Nas afecções cardíacas e arteriosclerose, seu cálcio intervém de maneira muito direta na regulagem das batidas e no controle da pressão arterial. A vitamina e contida na amêndoa é um poderoso antioxidante. Combate a osteoporose ou desmineralização óssea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário