quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

A Árvore da Saúde

flor de eucaliptoEm forma de essência ou carvão, o eucalipto é bom para a tosse, asma, bronquite e até diarréia. Muita gente acha que o eucalipto só serve para drenar pântanos e fornecer matéria-prima para fabricar celulose, mas não é verdade. Seu uso medicinal é muito importante.

Em meados do século 19, o eucalipto foi introduzido na Europa e na América, procedente da Austrália e Tasmânia. É uma árvore de grande altura, não raro encontrarem-se eucaliptos de 100 metros. Seu tronco é liso e de cor clara, e as folhas são perenes em forma de lança.

O carvão vegetal do eucalipto possui numerosas aplicações medicinais, devido ao seu enorme poder de absorção. Tanto ingerido como aplicado sobre a pele, em uma enorme capacidade de reter toxinas e micróbios, assim como os líquidos que se formam nos processos inflamatórios.

As folhas do eucalipto contém tanino, resina, ácidos gráxos dentre outros. É indicado em todas as afecções das vias respiratórias, especialmente nos catarros brônquicos, na asma e bronquites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário