sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

O Fortificante do Popeye

Popeye, o marinheiroFamoso pelos desenhos animados que torna invencivel um marinheiro, que fraquinho, fica forte após ingeri-lo, o espinafre é de fato um bom fortificante.

Nativo da Pérsia, possui valiosos minerais em forma de sais, como clorofila, fermentos, cálcios, fósforo e enxôfre, além do ferro. Tem importante capacidade de desintoxicar o organismo, quando usado fartamente. Porém deve-se ter o cuidado de não misturá-lo com alimentos que provoquem grande produção de ácidos, como cereais ricos em gorduras, carnes e nozes.

Da família das quenopidiaceas, é uma planta rasteira, que contém hastes masculinas e femininas em pés separados. Em cada 100 gramas de espinafre encontra-se:
  • 93 gr. de água - 2,3 gr. de proteínas - 0,33 gr. gorduras - 1,8 gr. de hidrocarbonetos - 22 g de calorias (cru).
Possui ainda uma grande quantidade de vitaminas A, B e C. A vitamina A é bomespinafre para a pele e as mucosas. As vitaminas B e C desempenham importante papel nas doenças gástricas, na amamentação e na primeira infância. No entanto, para aquelas pessoas que sofrem de gota, rins, cálculos de vesícula e úlceras, é recomendável ingerir o espinafre cozido (passado em água fervendo para eliminar o oxalato de cálcio).

FICHA DA PLANTA:
Características: Planta anual cujas folhas constituem ótimo alimento.
Dicas de Cultivo: O plantio é direto durante todo o ano.
Princípio ativo: Rica fonte de ferro e caroteno, além de vitaminas do complexo B.
Propriedades: Tônico, diurético, laxante, oxidante, cardiotônico, remineralizante, calmante e emoliente.
Indicações: Indicada para casos de anemias e pressão arterial alta.


2 comentários:

  1. Olá Edilza, a paz de Deus entre nos! Estou visitando, parabéns por tão maravilhoso trabalho. Seu Post está magnífico gostei. Excelente. Votos de muito sucesso e muita proteção. Encontraremos-nos sempre por aqui. Estou esperando sua visita. Quero desejar um ótimo final de semana para você, amigos e familiares. Fique com Deus, muito brilho. Forte abraço.
    Valdemir Reis

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do seu blog muito informativo por isso decidi lhe presentia com um selo va busca-lo no meu blog

    ResponderExcluir