terça-feira, 10 de março de 2009

Da China para o Mundo

Antigamente os chineses afirmavam que o pêssego era símbolo de longa vida e até de imortalidade. As lendas declaravam que, se uma pespequena tijela da dinastia Qingsoa comesse esse fruto de casca aveludada, nunca morreria ou, se já estivesse tão doente que não houvesse possibilidade de cura, seu corpo não seria descomposto. O presente ideal para um aniversariante seria uma peça de porcelana fina com pinturas de flor de pêssego.

O pêssego é cultivado na China há mais de 4 mil anos, conforme se pode ver nas pinturas, poesias e esculturas. Foi disseminado pelos chineses através das caravanas para o Oriente Médio, Índia e Rússia, e adptou-se tão bem na Pérsia (hoje Irã), que os escritores antigos pensavam ser esse o seu país de origem e deram à espécie o nome Prunus Persica. Durante o século XVI, foi trazido pelos espanhóis para o Novo Mundo, sendo introduzido no Brasil em 1532.

Da família botânica das Rosaceae, é uma espécie arbórea de clima temperado, que pode atingir até 8 metros de altura. É cultivado a sol pleno e propaga-se por enxertia. Seu cultivo comercial começou a menos de 30 no Brasil. As regiões onde se destacam- são os estados do sul, São Paulo e Minas Gerais. Prefere solos sílico-argilosos, profundos e bem drenados. Quando compra-los, escolha os de tom amarelado ou creme.

FICHA DA PLANTA:
Propriedades: colagoga, diurética, hipotensora, nutriente, sedativa, laxante, emenagoga, vermífuga.
Princípios Ativos: vitamina C, fibra, potássio, fósforo e cálcio.
Indicações: as indicações medicinais dessa planta são interna e externa. Suas folhas (uso externo) são utilizadas para dores reumáticas e nevralgias, amassadas e aplicadas sobre a área dolorida em forma de cataplasma. A infusão de suas flores combate a coqueluxe, afecções renais, obstipação intestinal e verminoses. Seus frutos, muito nutritivos, além de deliciosos ao natural, combatem a gota, hipertensão, afecções do fígado e da vesícula. Combate a herpes e o reumatismo. O caroço do pêssego triturado e moído é utilizado sobre ferimentos em forma de cataplasma.

Ciclo de desenvolvimento da planta:

Nenhum comentário:

Postar um comentário