domingo, 3 de maio de 2009

Frutas Exóticas - Longan (dimocarpus longan)

dimocarpus longan ou longana, deliciosa fruta asiáticaOriginária da India e Sri Lanka, a Longan é muito cultivada na China, Malásia, Florida e Hawai. Da familia das Sapindaceae, existem seis espécies do genero dimocarpus. A dimocarpus longan está dividida em duas subespécies e cinco variedades sendo cinco dessas espécies encontradas nas florestas tropicais e subtropicais da Ásia e uma na Australia. Pode atingir até 15 metros de altura, prefere climas com estação chuvosa pronunciada seguida de estação bem seca (tropical e subtropical). Suas inflorescências são castanho-amareladas que surgem na primavera com flores masculinas, femininas e hermafroditas. O fruto é esférico ou ovóide com um única semente e muita polpa. Propaga-se por estacas e é também conhecida como olho-de-gato. Contém carbohidratos, gorduras, proteinas, calcio, vitaminas A, B1, B2, Niacina e vitamina C. É uma excente fonte de potássio.

O consumo da fruta fresca é usada para reduzir febres, e os frutos secos como uma cura para a insónia. As folhas contêm a quercetina, com propriedades antioxidantes e antivirais, sendo usadas no tratamento das alergias, do cancro, do diabetes e de doenças cardiovasculares. Pode ser consumida ao natural, pois suas variedades melhoradas são doces e de excelente sabor. Pode também ser conservada em calda ou desidratada, como a lichia.
longan
Outra variedade de dimocarpus, a Dimocarpus longan var. malesianus

4 comentários:

  1. “Amigo é coisa pra se guardar...” Como diz o poeta. Nobre amiga Ediza aqui de volta ao seu belo espaço para agradecer de coração sua gentileza em nos honrar com a sua visita e valoroso comentário. Saiba que muito nos fortalece, sua presença é sempre agradável e especial. Obrigado mesmo.... Apareça sempre lá! Confesso que admiro bastante o seu trabalho, que maravilha seua temas, parabéns pelo tema publicado “Frutas exóticas...”, ótimo texto, repleto de sabedoria, muito informativo, precioso e interessante. "O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis". Fernando Pessoa. Encontrar-nos-emos sempre por aqui. Felicidades. Desejo uma semana repleta de realizações e de muito sucesso extensivo aos familiares, muita paz, saúde, brilhe sempre, bênçãos, proteção e alegria. Que a luz divina oriente e ilumine o nosso caminhar... Um abraço fraterno.
    Valdemir Reis

    ResponderExcluir
  2. Que bom verificar que você me segue, se bem que em um blog que nada tem a ver com o assunto deste espaço.
    Eu gosto de plantar, tenho alguns livros de horticultura e num blog desativado, Meus Sinais, publiquei várias fotos de um dos meus hobbies, que são as plantas.
    Pena que o tempo é pouco, e não se pode ler todos os amigos, mas como estou te seguindo no Twitter posso dar uma escapada até cá se você avisar.
    Á propósito, parece que o link do Twitter aqui no blog está quebrado. Consigui seguir a partir do link no outro blog.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  3. ola Ediza
    Bem-vinda ao meu cantinho!!!
    Gostei muito do seu blog e já estou seguindo.
    Espero a sua visita muitas vezes com muito carinho!
    beijinhos
    joana

    ResponderExcluir
  4. Grata pela visita. Gostei muito do modo como escreve. É uma habilidade que não tempo mas admiro quem as tem. Grata mais uma vez.

    ResponderExcluir