quarta-feira, 22 de julho de 2009

As Doenças do Frio

O inverno pode ocasionar o aumento de até 40% na incidência de doenças respiratórias, aumentando alergias e sintomas alérgicos na população. Existem várias variáveis para maior incidência de certas doenças nas estações frias do ano, cuja maioria é de transmissão aérea. Estamos vivendo uma pandemia ocasionada pelo H1N1, mas não é somente esse vírus que preocupa.
Outras doenças cuja manifestação é centrada no aparelho respiratório são igualmente preocupantes. A mais importante dessas variáveis se refere às condições de saúde do indivíduo e sua interação com o agente agressor. Uma alimentação equilibrada, exercícios físicos e vacina são boas armas de combate as doenças do frio. Embora exista disponibilidade de vacina contra o virus influenza, a vacina contra o H1N1 ainda nao está disponível. Enquanto não chega, existem alguns cuidados indicados pelo Dr Manfred Krusche, além daqueles que somos informados todos os dias:
  • "O uso de roupas adequadas, que protejam as extremidades do corpo, mantendo o calor, é o primeiro passo.
  • Se você tem a tendencia de ter as extremidades frias, aumente a eficiência circulatória, fazendo mais exercícios.
  • As crianças, principalmente, devem ser protegidas do frio tanto nos pés como nas mãos.
  • Evite as correntes de ar frio no quarto de dormir, mas não feche todas as frestas possíveis. Isso impede a renovação do ar puro indispensável à oxigenação.
  • Aumente sua capacidade de enfrentar o frio "vacinando-se" através da exposição controlada a ele, como duchas frias inicialmente rápidas, após banho quente. Depois aumente o tempo de banho frio, à medida que for se acostumando. Muitas pessoas predispostas à bronquite têm melhorado apenas com essa medida.
  • Fortaleça o organismo através da prática de exercício físico.
  • No inverno, coma alimentos mais calóricos, sem negligenciar os alimentos ricos em vitaminas e sais que protegem contra infecções. As frutas devem fazer parte da dieta do inverno, e não somente alimentos mais quentes.
  • Abstenha-se de cigarro, bebidas alcoólicas e outras dogas.
  • A higiene pessoal é importante em todas as épocas. Mas é sempre oportuna quando estamos com imunidade reduzida. Cuide-se.
  • Evite o contato íntimo e direto com pessoas enfermas, principalmente com doenças contagiosas. Os microorganismos são veiculados pelo ar, e goticulas de vapor são eliminadas pelos pulmões através da tosse e do espirro."

    - Dr Manfred Krusche, médico cardiologista do HASP

4 comentários:

  1. Edilza, parabéns por esse belo site. Eu amo as coisas naturais. Tudo o que é natural me atrai porque sei que é saúade para o corpo. Adorei a sua visita ao meu site. Dentro em breve, terá um lugar para os visitantes postarem o seu endereço eletrônico. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Ana, fico feliz por sua visita e pelas palavras carinhosas. Agradeço de coração. Volte sempre, será um prazer vê-la por aqui. Um abração,
    Edilza

    ResponderExcluir
  3. Olá Edilza,
    Vim para agradecer a sua visita e os votos de felicidades.
    Obrigada pelo carinho.
    Gostei muito desta matéria.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Estela querida,
    Sua amizade é uma dádiva. Beijo grande amiga.

    ResponderExcluir