quarta-feira, 1 de julho de 2009

Frutas Exóticas - LULO - Solanum quitoense

fruto do LULO, solanum quitoenseNo Equador é chamado naranjilla de Quito, ou nuqui, no Peru, naranjita de Quito. No México, é lulun, na Colômbia, lulo, naranjilla ou toronja. É também chamado lulo de Castilla, lulo de cão, ou lulo morado. O Lulo é uma planta rústica anual, da família das solanáceas, a mesma do tomate, que pode atingir até 2,5m com caules grossos e lenhosos, de folhas alternadas com alguns espinhos no tronco. Suas flores são roxas e perfumadas com 3cm de diâmetro com 5 pétalas. Suas folhas, quando jovens, apresentam as nervuras e pecíolos de cor púrpura, sendo muito utilizadas como ornamentais nos EUA.

A planta foi encontrada pelos espanhóis, no Equador e Colômbia , e foi introduzida no Panamá e na Costa Rica em meados deste século. Acredita-se ser originada no Peru onde é mais abundante, no Equador e no sul da Colômbia. No Equador, 90% dos cultivos comerciais da naranjilla está em área nas adjacencias das encostas do rio Pastaza, um afluente do Rio Amazonas. Na Colombia o Lulo floresce em regiões úmidas de altitude. Ela é também bastante cultivada no sul Florida.

No Brasil, segundo informações do estadão, o pesquisador Arnaldo Moschetto, da Estação Experimental Santa Luzia, em Guareí (SP), acaba de comprovar o potencial comercial da planta: "Assim como a laranja é comum aqui em São Paulo, no Peru toda casa tem um pé de lulo", compara o pesquisador. Conforme seus cálculos, o custo de produção é baixo, em torno de R$ 12.500 por hectare, com plantio de 5 mil plantas, e o produtor pode comercializar o quilo por até R$ 20.lulo

O uso mais comum do lulo é na forma de suco. A planta é rica em antioxidantes. Contém calorias, proteínas, carboidratos, fibras, cálcio, fósforo, ferro, caroteno, tiamina, riboflavina, niacina e vitamina C (31,2 a 83,7 mg para cada 100gr).





Fontes: http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos,pesquisa-comprova-potencial-do-lulo,395984,0.htm; http://www.hort.purdue.edu/newcrop/morton/naranjilla_ars.html

9 comentários:

  1. olá Edilza tudo bem,
    Somos Arnaldo/Pesquisador e Luciane da Experimental Santa Luzia, em Guareí (SP), como você amamos nosso projeto de divulgar plantas e frutas com alto poder medicinal, nunca antes conhecida.
    Acesse nosso site: www.frutasexoticas.com.br e conheça nosso trabalho.
    Já participamos em mais de 10 programas de Tv c/ o tema Frutas Medicinais.
    Na segunda estaremos em um novo programa na BAND no programa TERRA VIVA a partir das 12:00 hrs.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Amiga Edilza passando e compartilhando:
    O valor da amizade?
    “Quantas vezes são os amigos que nos fazem sorrir quando tínhamos vontade de chorar, mas a sua simples presença traz de volta o sol a brilhar em nossa vida.
    Entretanto, não existe só alegria, amor, felicidade nesta relação que como em qualquer outro relacionamento, passa por crises passageiras, por momentos intempestivos, abalos ocasionais.
    Podemos comparar esse elo de amizade ao tempo que passa por alterações climáticas constantemente, mas é dessa forma que aprendemos a nos conhecer, compartilhar momentos, que se desenvolve uma amizade.
    É na amizade verdadeira que encontramos sinceridade, lealdade, afinidade, cumplicidade, simplicidade, fraternidade.
    Amigos são irmãos que a vida nos deu para caminhar conosco ao longo da nossa jornada espiritual, extrapolando os limites do tempo, continuando quando e onde Deus assim o permitir.” Autora: Sandra Q. Nogueira
    Permita deixar um recado o nosso Blog www.valdemireis.blogspot.com foi indicado para participar do “CONCURSO TOP BLOG CATEGORIA VARIEDADES”. Fique a vontade. Honrado e feliz, antecipadamente agradeço por sua visita e voto, meu muito obrigado!!! Desejo um ótimo fim de semana, muitas bênçãos, paz, saúde e proteção, brilhem sempre! Fique com Deus. Encontrar-nos-emos sempre por aqui. Sucesso.
    Valdemir Reis

    ResponderExcluir
  3. Muito legal esses posts sobre frutas exóticas. A maioria é bem desconhecida mesmo.

    Aproveitando a oportunidade, gostaria de agradecer mais uma vez o apoio do blog ao movimento "Espalhe Uma Vida Melhor". Provavelmente essa semana colocaremos as logos dos blogs parceiros no site.
    Ajude-nos também a divulgar a campanha através da criação de um post sobre o "Espalhe Uma Vida Melhor" em seu blog. Seria um grande incentivo para que outros blogs, assim com você, espalhassem uma vida melhor.
    Abraços, Edilza.
    E conte sempre com o Banco de Saúde.

    ResponderExcluir
  4. OLÁ, TOMEI CONHECIMENTO DA PLANTA ATRAVES DO SITE DA SANTA LUZIA EXPERIMENTAL SP. A PRINCÍPIO A CONFUNDI COM UMA PLANTA MUITO CONHECIDA AQUI NO ESTADO DO MARANHAO, A JURUBEBA, QUE ALIÁS É DA MESMA FAMÍLIA TAMBÉM, MAS ACHO QUE A JURUBEBA NÃO É IDEAL PARA O CONSUMO HUMANO, ATÉ PORQUE É MUITO AMARGA... BOM, ME INTERESSEI NA PLANTA, E GOSTARIA DE SABER SE VCS DISPOEM DE SEMENTES PARA ENVIO. PARABÉNS PELO TRABALHO INFORMATIVO DE VOCÊS. DESDE JÁ OBRIGADO, Nilton(niltonpv@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  5. Experimente o link http://www.frugalfrutas.com.br/Lulo/Lulo.asp. No site mercado livre também há um fornecedor de sementes de lulo. Boa sorte e volte sempre!

    ResponderExcluir
  6. Olá. Moro na Colômbia e posso dizer que o suco de lulo é uma delícia e muito refrescante por seu sabor azedo. De todas as frutas que eu não conhecia no Brasil, o lulo foi o que mais me agradou, em forma de suco, é claro. Abraços

    ResponderExcluir
  7. Eu sou colombiano e moro no brasil a 10 anos queria provar o gosto de suco de lulo aqui no brasil

    ResponderExcluir
  8. Morei na Colombia e lá se ferve o lulo para tirar a acidez e fazer o suco,assim fica bem delicioso.

    ResponderExcluir