segunda-feira, 6 de julho de 2009

Frutas Exóticas - NONI - Morinda citrifolia

Noni-Morinda Citifolia id=
Conhecida como NONI, a morinda citrifolia, é uma pequena arvore da família das rubiaceas, que se origina do sudoeste da ásia, e pode crescer até 9m de altura.

Suas folhas são largas e simples em tom verde-escuro e brilhante. Suas flores são pequenas e brancas e seu fruto é oval que atinge de 4 a 7 cm de tamanho, de cor verde e um forte odor.
Noni
Os frutos são comestíveis, mas têm um agradável sabor ou cheiro. Seu uso mais disseminado é em forma de suco, misturado a outras frutas ou em cápsulas.

No Brasil é cultivada comercialmente em Roraima, mas é muito pouco conhecida, no entanto, teria sido usada com fins medicinais por nativos na Polinésia por mais de 2000 anos, inclusive como antiviral, antibacteriano e antifungico. Contem antraquinonas, ácidos orgânicos, xeronine, beta-carotina, o niacina riboflavina, tiamina, ferro e cálcio.

É utilizado no tratamento da asma e disenteria. Para uso externo, o fruto é descascado, esmagado, misturado com sal e depois aplicado em fraturas. No Havaí, o fruto maduro é aplicado em furúnculos para extrair o pus. O extrato da fruta também pode regular a menstruação e combater dificuldades urinárias. Em Java, é utilizada para combater a diabetes (folhas) e a casca da planta é amplamente utilizada na confecção do batik, por produzir um corante de cor avermelhada.

4 comentários:

  1. Já ouvir falar mas não sabia os benefícios,gostei da matéria.

    ResponderExcluir
  2. Bom que gostou Lilia. Sua visita é sempre um prazer.
    Um grande abraço,
    Edilza

    ResponderExcluir
  3. Vi em um site que a fruta noni tem em sua composição a serotonia e que a fruta combate a depressão. Será que é verdade?

    ResponderExcluir
  4. A substancia é a xeronina descoberta pelo Dr.Ralph Heinicke. A comunidade cientifica se divide aí. Existem pesquisas em andamento mas nenhuma comprovação nesse sentido.

    ResponderExcluir