sexta-feira, 10 de julho de 2009

O Analgésico Verde

camomilaHerbácea anual que atinge até 60 cm de altura, apresenta folhas divididas com flores parecidas com pequenas margaridas brancas. É também conhecida como camomila-da-alemanha, camomila-vulgar, camomilha, maçanilha, matricária, camomila-comum. Uma lenda diz que atrai dinheiro se plantada ao redor da casa.
A camomila é útil em caso de dores, alergias e inflamações. O princípio ativo mais importante da camomila é a sua essência, cujos componentes mais importantes o camazuleno (antiinflamatório) e o bisabolol que é um sedativo. É rica também em flavonóides e cumarinas, além de um princípio amargo tonificante.

É muito útil contra os espasmos do estômago e dos intestinos, devidos a nervosismos ou ansiedade. É também indicada em casos de cólicas renais e biliares pelo seu efeito sedativo e relaxante. Faz baixar a temperatura provocando transpiração, sendo muito útil para doentes febris, especialmente crianças pequenas. É muito usada em chás para cólicas de bebês e acalma irritações e inflamações nos olhos e na boca.

Mas ela não é útil somente internamente, ela é campeã externamente em forma de infusão concentrada, na água do banho, contribuindo para relaxamento dos músculos. É também bastante usada na cosmética capilar dando maior brilho e beleza aos cabelos.

Uma outra aplicação da camomila é no combate a traças e insetos, em forma de sachê, dentro do armário. Outras funções da camomila confirmadas cientificamente são: antialérgica, emenagoga (estimula a função menstrual), cicatrizante, eupéptica, emoliente e antisséptica.
Fonte: www.cantoverde.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário