quarta-feira, 15 de julho de 2009

Uma Fruta Muito Especial

Os habitantes das montanhas de Vermont, estado americano situado no extremo nordeste dos Estados Unidos da América, chegam a afirmar que quem come uma maçã por dia, dispensa a visita ao médico. Desde a antiguidade essa fruta deliciosa era considerada excelente alimento e remédio para muitos males. É originária do Cáucaso, Oriente Médio e Leste Asiático.

A maçã (pirus malus) pertence à família das Rosaceae, a mesma do pessegueiro. Passou por numerosos processos de cultivo (cruzamentos) apresentando hoje uma imensa variedade. Segundo o wikipédia são 7.500 espécies e variedades. A macieira atinge grande alturas. Suas folhas são verdes e ásperas. As flores são de sabor amargo e aroma agradável, se dividindo em masculinas -numerosas e amarelho-palha - e femininas, reunidas em pequenas espigas. As flores femininas servem para o preparo de diversos medicamentos.

O fruto é composto por 80% de água e açúcares. É altamente nutritivo pois contém glicose, sacarose, ácido cítrico, málico, sais minerais de cálcio, fósforo, magnésio, ferro, proteínas, pectinas e algumas vitaminas.

A ingesta de maçã age como reguladora das funções do organismo, desintoxicando e fortalecendo vários órgãos. Suas propriedades refrescantes e febrífugas e são indicadas nas curas de nefrites, problemas intestinais, icterícia, nervosismo, reumatismo, males do fígado e baço.

O grande conteúdo de taninos da fruta atua como adstringente combatendo inflamações. É também excelente remédio para os hemofílicos devido as propriedades da pectina em ajudar na coagulação do sangue.

O uso da maçã favorece o trabalho dos rins, fígado e coração. A infusão (diariamente) tem efeito tônico que contém ser utilizado como reforço no tratamento da gota., reumatismo, doenças do fígado e rins.

Fonte de pesquisa - A cura e a Saúde pelos Alimentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário