segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Frutos secos e sementes

Recentes pesquisas científicas têm revelado que os frutos secos oleaginosos não são nocivos para o nível de colesterol mas, ao contrário, bastante benéficos. Os frutos secos proporcionam muitas calorias, gorduras e proteínas, e por essa razão não deveriam ser considerados como simples guloseimas para 'merendar', mas sim como um autêntico e nutritivo alimento.

Os dias em que se faz exercício físico e os dias de inverno são as melhores ocasiões para comer frutos secos à vontade por causa da energia que podem fornecer. Além disso, combinam muito bem com os citrinos (laranjas, tangerinas, pomelos, limões, toranjas), que também são próprios para os meses frios.

Frutos secos ...
Como fruto seco podemos entender uma semente comestível com baixo teor de água e rica em Noz - juglans regia lóleo ou em amido, encerrada em uma casca dura. Os frutos secos podem ser oleaginosos, em cuja semente abunda óleo (castanha-de-caju, noz, amêndoa, avelã, amendoim, etc) ou farináceos a semente que contém amido em abundancia (castanha). Resumindo, o fruto seco é a semente de um fruto e não a sua parte carnosa, (polpa) que costuma não ser comestível. Exemplificando, o que comemos da noz comum (juglans regia L, conforme ilustrado) é a sua semente, e o que corresponderia à parte carnosa do fruto ou pericarpo é a casca verde exterior não comestível.

A maior parte dos frutos secos procedem de árvores que não peamendoim com suas folhas e raizesrtencem à familia das leguminosas. No entanto, o amendoim é uma exceção, já que não cresce numa árvore, mas sim debaixo da terra, numa planta que é uma leguminosa. Porém, em virtude da sua riqueza em óleo , a semente do amendoim não se inclui entre as leguminosas mas entre os frutos secos.

...e Sementes
Com este termo nos referimos a outras sementes não consideradas dos frutos secos, como as do girassol, as da abóbora ou as do sésamo. Os frutos secos não devem ser confundidos com as frutas doces secas (passas, ameixas secas, etc) pois a sua parte comestível é o pericarpo (polpa) e não a semente.


Os frutos secos engordam?
Os frutos secos são ricos em calorias, mas a sua gordura, constituidFrutos secos e sementes não são nocivos para o colesterol, são bastante benéficosa por ácidos gordos mono ou polinsaturados, é facilmente metabolizada no organismo e nao tem tendência para se depositar. Em igual número de calorias, os frutos secos provocam menos depósito de gordura, isto é, engordam menos que a carne, os embutidos, os produtos lácteos gordos (natas, queijo curado) ou os doces refinados (bolos, pasteis, sorvetes, etc). Em resumo, os frutos secos não engordam se forem consumidos em lugar de outros alimentos ricos em calorias e não além deles.

FP: wikipedia,Enc. Plantas Medicinais

Nenhum comentário:

Postar um comentário