segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Substituindo o açúcar branco

A melhor opção para comermos doce é comer mais frutas, preferencialmente orgânicas e da época, no dia a dia
A melhor opção para comermos doce é comer mais frutas, preferencialmente orgânicas e da época, no dia a dia. Esta atitude, além de ampliar o potencial de energia vital em seu ser, aumentará sua defesa imunológica e alegria de viver. Procure variar as frutas, mas não misturá-las muito em uma só refeição.

Frutas doces e ácidas jamais devem ser misturadas na mesma salada, mas ambas combinam com semi-ácidas. Misture mamão com maçã, mas não misture mamão com laranja. Jamais! Fato, é que o melhor açúcar projetado pela natureza é a frutose natural obtida das frutas.

Caldo de Canasubstituindo o açúcar
é o primeiro estágio de extração da sacarose. É o mais bruto dos adoçantes naturais. Quando recém tirado é boa fonte de energia vital, fibras e minerais. Beba caldo de cana com algumas gotas de limão para quebrar o doce intenso que provoca enjôo em algumas pessoas. Normalmente coloca-se um pouco de água para quebrar o sabor intenso.

Melado de Cana
Quando fervemos o caldo de cana, após algum tempo de apuração, temos o melado. Sua duração é longa e dispensa geladeira. Voce pode utilizar melado para fazer pães, bolos, adoçar iogurte, embora o melhor seja adoçar com frutas.

Açúcar Mascavo Escuro
açúcar mascavoMuita gente que não está acostumada com o açúcar mascavo decepciona-se ao iniciar pelo tipo mais escuro. Após o caldo de cana, o melado e a rapadura, numa primeira moagem, temos este produto mais bruto. Recomenda-se autilização do mascavo escuro para fins culinários como bolos e cucas.



Glicose de Milho
O xarope de milho e a glicose líquida são obtidos do amido de milho através de processo não natural. Da mesma forma que a glicose, o xarope de glicose também contém maltose e outros carboidratos, podendo até mesmo conter açúcares complexos. A marca mais comum é conhecida como Karo.

Açúcar Demerara
É a consequencia imediata do refino do açucar mascavo. Neste estágio já temos um produto quase refinado. O demerara é um açúcar cristal levemente marrom ou amarelado. É melhor, entretanto, utilizarmos o demerara do que o cristal. Este produto pode ser utilizado como intermediário por pessoas que estão largando o vício do açúcar branco.

Stévia Líquida ou em Pó
Tenha o maior cuidado ao adquirir Stévia. Se a embalagem apresentar a inscrição "plus" é porque a stévia foi misturada com outros adoçantes. Normalmente os nocivos: sacarina, aspartame, ciclamato... Não se preocupe, entretanto, se nas primeiras vezes sentir um sabor doce fraco ao utiliizá-la. Na medida que nosso vício do pó branco vai passando, o gosto da stévia vai se destacando. A Stévia é o melhor adoçante natural para adoçar bebidas em geral, sobremesas e matinais. Isento de calorias, quatro gotas equivalem a uma colher de sobremesa de açúcar.


Frutose em Pó
Frutose ou levulose é um açúcar natural encontrado na maiorida dos frutos maduros, em alguns vegetais e no mel. A frutose pura na sua forma cristalina, é o mais doce dos açúcares naturais. Apesar de algumas vantagens devemos ter cuidado porque normalmente são necessários produtos químicos para conservação e estabilização do produto, ou seja, dificilmente voce encontrará uma frutose realmente natural, apesar das propagandas. Mesmo assim, sua eficácia de adoçar é grande e sem prejuízos para a saúde.


Mel de Abelha
Não é considerado um alimento, mas um remédio para uso eventual. Sua acidez é normalmente muito alto o que torna o sangue humano muito ácido. A alternativa para a utilização do mes de abelha é o polén de flores que possui todo os principais nutrientes sem o PH (potencial de hidrogênio) baixo desse alimento das abelhas. Quando o assunto é mel devemos ter muita cautela, pois, além dos problemas do mel natural há as falsificações descaradas que são vendidas por aí.

Adoçantes artificiais
Liberte-se totalmente de qualquer adoçante artificial. Aspartame, sacarina, ciclamato e outros são causadores de doenças a médio e longo prazo. Cuidado: Não os derrame no vaso do banheiro e nem na pia da cozinha para jogá-los fora. Poluem a natureza! São venenos potentes. E você percebe esta verdade ao observar que até os insetos mais ávidos por doces os dispensam.

Adoçantes Naturais x Adoçantes Artificiais - Clique


Fonte: Saúde é Vital

Nenhum comentário:

Postar um comentário