quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Cura de Uvas


uva
Faz-se a cura de uvas comendo de um a três quilos de uva madura como único alimento, durante três dias, ou mesmo até uma semana. As curas mais prolongadas devem ser feitas sob vigilância médica. Se, habitualmente, goza-se de uma correta digestão, podem comer-se também as peles e as sementes bem mastigadas. Também pode-se beber suco de uvas reconstituído a partir de concentrado por ebulição, ou melhor ainda, recém-espremido. É necessário verificar se os sucos fornecidos em embalagens não contém conservantes químicos.
 A cura de uvas exerce uma ação anticongestiva sobre todos os órgãos da digestão e sobre o fígado de uma forma especial. Os glicídos que a uva contém são de facil assimilação, e as proteínas e gorduras são de grande valor biológico. É útil também nos casos de :- dieta sobrecarregada - rica em animais gordurosos; artritismo e gota; doenças renais - litíase renal, nefrite e nefrose, insuficiência renal; obesidade; hemorróidas; afecções hepáticas - crônicas, hepatites, cirrose, hipertensão portal; anemia, esgotamento físico; falta de rendimento, astenia, stress.



Propriedades Medicinais da Videira
folha da parreira
As folhas contem taninos, antociânicos e flavonóides que lhe conferem os efeitos adstringentes, protetor dos vasos capilares e hemostática. As sementes da uva contém ácidos graxos poliinsaturados que combatem o excesso de colesterol. Nesses casos, consome-se o óleo de sementes de uvas, como qualquer outro tipo de óleo comestível.
As uvas contém cerca de 16% de açúcares; até 1% de proteínas; 0,5% de lipídios; vitaminas A, vitaminas do complexo B, C e P; sais minerais, especialmente o potássio e ferro; ácidos orgânicos e pigmentos antociânicos na pele. É tonificante, descongestionante, laxante, depurativa e antianêmica, quando utilizadas nas curas de uvas. 

"O vinho, tomo-o nos cachos", dizia Lous Pasteur, o grande cientista francês do século XIX. As propriedades medicinais estão na uva e nas folhas da videira, como a natureza nos oferece, e não no vinho.  A videira e os seus frutos, as uvas da maneira como a natureza nos oferece, são uma bênção. Em contrapartida, quando se transformam em álcool podem converter-se na origem de uma praga social.

O suco de uva é rico em substancias de elevado valor biológico, açúcares de grande valor nutritivo, proteínas vitaminas e minerais. O vinho, ao contrário perde a maior parte dos açúcares, que se transformam em álcool durante a fermentação, assim como as proteínas e vitaminas. O suco de uva é alimento e remédio.

Fonte: crédito da imagem - http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/2f/Concord_grape_plant.jpg- Photo by Keith Weller; Enc. Plantas - 546.

Um comentário:

  1. Bom Dia!
    Amiga!!!!

    A cura está realmente na natureza, incrível o poder da uva nem imaginava....nota dez para você.. é por isso que tem mais um selinho te esoerando lá no meu blog..
    bjus e fica com Deus!!!

    ResponderExcluir