Ela se desenvolve próxima aos ribeirões, rios, igapós, várzeas e nas matas de terra firme, principalmente nos estados do Pará, Amapá, Maranhão, Tocantins, nas Guianas e na Venezuela. Atualmente é um coqueluche nos EUA onde é conhecido como "Amazon açai" . É a principal fonte de matéria-prima para a agroindústria de palmito no Brasil.
O açaizeiro, Euterpe oleracea, da família das Arecáceas é uma planta de onde se aproveita praticamente tudo. O caule é usado para assoalho, forro em barracões, lenha, construção de cercas, pontes e currais;. palmito. As sementes são muito utilizadas no artesanato da região Norte. Suas folhas verdes servem de forragem para animais e é também muito utilizada em paisagismo. As folhas também são utilizadas no artesanato local.
Originária do Brasil, é conhecido como açaí-do-pará, palmito-açaí, jussara, açaizeiro. Na Venezuela é conhecido como Manaka. O seu caule (estipe), é liso, roliço e longo, de cor clara, sem espinho e no topo estão as folhas. Na bainha da folha que envolve o topo do caule se encontra o palmito. A planta se desenvolve e produz bem em regiões de clima quente, solo com boa disponibilidadede água , boa precipitação, não tolerando geadas. Se propaga através de sementes (mais eficiente) ou por divisão das touceiras.
Dos frutos do açaizeiro é extraído o vinho, polpa ou simplesmente açaí, como é conhecido na região, e em todo o país. O melhor vinho é produzido das frutas amadurecidas na época da chuva - de julho a dezembro. O açaí pode ser consumido em forma de sucos, doces, sorvetes e geléias. É muito consumido na tigela, onde a polpa é acompanhada de frutas e até mesmo de outros alimentos.
Na região amazônica, a polpa do açaí é muito consumida com farinha de mandioca ou tapioca. É rica em proteínas, zinco, fibras, lipídeos, vitaminas C, B1 e B2, ferro, cálcio e fósforo. Dentre os principios ativos encontrados no açaí, destacam-se as antocianinas e os flavonóides. O açaí é um antioxidante natural que atua na eliminação dos radicais livres.
Até a década de 1980, o palmito retirado de açaí era a principal fonte de renda dos ribeirinhos do baixo Amazonas e de outros estados brasileiros produtores.
Embora em cada touceira tenha várias plantas, a retirada de cada palmito significa o corte de uma planta. Estudos mostraram que a exploração predatória e sem um manejo adequado de corte provocavam danos no desenvolvimento das plantas e na sua frutificação. A partir daí, além do manejo adequado para a exploração do palmito e incentivo para novos plantios, a exploração comercial de frutos passou a ser prioritária. Estima-se que produza 10 a 12 toneladas de frutos por hectare com densidade de 400 plantas. São necessários de 2,5 quilos de frutos maduros para a produção de um litro de suco de açaí. Hoje, a polpa congelada é encontrada nas grandes cidades brasileiras, principalmente nas casas especializadasem sucos naturais, nos restaurantes e nas quitandas.- Globo Rural
Crédito da foto: amazonlink.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário