quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Frutas Exóticas - Açaí - Euterpe oleracea


Ela se  desenvolve próxima aos ribeirões, rios, igapós, várzeas e nas matas de terra firme, principalmente nos estados do Pará, Amapá, Maranhão, Tocantins, nas Guianas e na Venezuela. Atualmente é um coqueluche nos EUA onde é conhecido como "Amazon açai" .  É a principal fonte de matéria-prima para a agroindústria de palmito   no Brasil.

O açaizeiro, Euterpe oleracea, da família das Arecáceas é uma planta de onde se aproveita praticamente tudo. O caule é usado para assoalho, forro em barracões, lenha, construção de cercas, pontes e currais;. palmito. As     sementes  são muito utilizadas no artesanato da região Norte.   Suas  folhas verdes servem de forragem para animais e é também muito utilizada em paisagismo. As folhas também são utilizadas no artesanato local.


Originária do Brasil, é conhecido como açaí-do-pará, palmito-açaí, jussara, açaizeiro. Na Venezuela é conhecido como Manaka. O seu caule (estipe), é liso,  roliço e longo, de cor clara, sem espinho e no topo estão as folhas. Na bainha da folha que envolve o topo do caule se encontra o palmito. A planta se desenvolve e produz bem em regiões de clima quente, solo com boa disponibilidadede água , boa precipitação, não tolerando geadas. Se propaga através de sementes (mais eficiente) ou  por divisão das touceiras.



açaizeiro


Dos frutos do açaizeiro é extraído o vinho, polpa ou simplesmente açaí, como   é conhecido na região, e em todo o país. O melhor vinho é produzido das frutas amadurecidas na época da chuva - de julho a dezembro. O     açaí pode ser consumido em forma de  sucos, doces, sorvetes e     geléias. É  muito consumido  na tigela, onde a polpa é     acompanhada de frutas e até mesmo de outros alimentos.

Na região     amazônica, a polpa do açaí é muito consumida com farinha de mandioca ou     tapioca. É rica em proteínas, zinco,  fibras, lipídeos, vitaminas C, B1 e B2, ferro, cálcio e fósforo. Dentre os principios ativos encontrados no açaí, destacam-se as antocianinas e os flavonóides.  O açaí é  um antioxidante natural que atua na eliminação dos radicais livres.


Até a década de 1980, o palmito retirado de açaí era a principal fonte de renda dos ribeirinhos do baixo Amazonas e de outros estados brasileiros produtores.
Embora em cada touceira tenha várias plantas, a retirada de cada palmito significa o corte de uma planta. Estudos mostraram que a exploração predatória e sem um manejo adequado de corte provocavam danos no desenvolvimento das plantas e na sua frutificação. A partir daí, além do manejo adequado para a exploração do palmito e incentivo para novos plantios, a exploração comercial de frutos passou a ser prioritária. Estima-se que produza 10 a 12 toneladas de frutos por hectare com densidade de 400 plantas. São necessários de 2,5 quilos de frutos maduros para a produção de um litro de suco de açaí. Hoje, a polpa congelada é encontrada nas grandes cidades brasileiras, principalmente nas casas especializadasem sucos naturais, nos restaurantes e nas quitandas.- Globo Rural

Crédito da foto: amazonlink.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário