quarta-feira, 4 de novembro de 2009

O nosso Cupuaçú

cupuaçú
Árvore nativa da floresta Amazônica, encontrado principalmente no estado do Pará, alcança uma média de 10 a 15 m de altura, havendo exemplares relatados com até 20 m. Pode vegetar durante 80 anos. Suas folhas são longas e apresentam uma aparência ferruginosa na face inferior. Suas flores e seus frutos se formam a partir do caule - grudados nos galhos - sendo suas flores muito grandes num tom vermelho-arroxeado.

O Cupuaçuzeiro  (Theobroma L.) floresce de junho a setembro e frutifica de novembro a maio. O fruto (baga) pode pesar até 3 kg, tem uma polpa esbranquiçada, ácida com forte odor. É colhido no chão - 4 a 5  meses após a floração. Em geral é consumida em forma de doces e compotas, sucos, sorvetes, refrescos, musses, geléias, etc. É também conhecido como cupuassu, pupuaçu, cupu e suas variedades - Cupuaçu-mamorana, Cupuaçu-mamau, Cupuaçu-redondo - são agrupadas a partir do formato dos frutos. É rica em proteínas, calcio, ferro, f´ósforo, vitaminas A, C, B1 e B2. A casca cupuaçú pode ser usada como adubo orgânico e também como ração animal.

Uso Medicinal
"Há diversos estudos científicos, tanto no Brasil quanto no exterior, que utilizam as sementes do cupuaçu e sua polpa para tratar doenças no trato gastro-intestinal. Essas pesquisas apontam também o uso do cupuaçu como antioxidante e base para desenvolvimento de produtos de beleza."-wiki

Cupulate - Invenção da EMBRAPA

Documentos, recortes de jornais e publicações não deixam dúvida: a Embrapa Amazônia Oriental foi o primeiro a desenvolver o produto, há 17 anos. Chocolate de cupuaçu e não de cacau já é realidade na Amazônia há muitos anos. Após o despolpamento da fruta, o que até então era um subproduto sem nenhum valor, está se transformando no produto batizado de cupulate. Parte da produção de sementes do Pará, o maior produtor de cupuaçu do Brasil, já não vai para o lixo ou compor a ração de suínos. O Estado do Amazonas tem adquirido, anualmente, 40 toneladas de sementes para abastecer a Chocam, empresa que produz cupulate e que tem sede em Manaus .
O produto há 17 anos foi disponibilizado pela Embrapa Amazônia Oriental, órgão do Ministério da Agricultura e do Abastecimento que tem sede em Belém e há 12 está patenteado junto ao Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo, no Instituto Nacional de Propriedade Intectual (INPI).
O cupulate, como explica a pesquisadora responsável pela tecnologia, Raimunda Fátima Ribeiro de Nazaré, é resultado da industrialização das sementes do cupuaçu, fruteira tipicamente amazônica, que pertence ao mesmo gênero do cacau (ambos são Theobroma). As sementes, matéria-prima do cupulate, são ricas em lipídios, proteínas e calorias e depois de fermentadas, torradas e moídas geram um produto, que garantem os especialistas, não deixa nada a desejar ao chocolate tradicional, com composição química e nutricional bem semelhantes. A diferença fica por conta do teor de manteiga que é ligeiramente superior ao do produto de cacau.
Em 1983, a pesquisadora iniciou os estudos concluídos dois anos depois e em 1990, o Boletim de Pesquisa nº 108,editado pela Embrapa-Cpatu e o pedido de reserva de patente de processo e produto junto ao Ministério da Justiça/Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) (Nº PI 9003739), oficializaram a tecnologia. Periodicamente, a Embrapa efetua o pagamento das taxas de manutenção dessa patente.
Estimativas apontam 1.289 hectares plantados com cupuaçuzeiros adultos no Pará e uma produção estimada em 6.453.000 frutos, o que corresponde a 1.807 toneladas de polpa. A quantidade de semente produzida, porém, não consta dos levantamentos oficiais. - Texto:Ruth Rendeiro, jornalista da Embrapa Amazônia Oriental. Originalmente publicado EM 1999 no Jornal do Trópico Úmido - http://www.amazonlink.org/biopirataria/cupulate.htm - cupulate

Em 2008, o Presidente Lula sancionou a  lei - Lei n.º 11.675 - que declara a fruta legitimamente brasileira.

Fonte adicionais sobre Cupuaçú - http://www.amazonlink.org/biopirataria/cupuacu.htm;
Crédito da imagem: http://www.amazonlink.org/biopirataria/recursos_biologicos/cupuacu_arvore.jpg

4 comentários:

  1. O CUPUAÇU tem propriedades nutricionais pouco vistas em outras frutas e/ou alimentos.
    Foi muito bom voce, ZIZA, ter colocado este POST, para mostrar-nos todas as riquezas terapeuticas deste fruto.
    Parabéns pelo POST e também pelo BLOG, precisamos de BLOGs como o seu para trazer-mos uma nova vida, uma nova realidade para a "BLOGOSFERA" Brasileira.
    Só depende de nós .. !!
    Forte abraço e ótima Sexta feira.

    ResponderExcluir
  2. Menina! Eu amo picolé,sorvete de cupuaçu.é uma delícia! Que post magnífico,este.Obrigada! bjs

    ResponderExcluir
  3. Srs,
    Gostaria de ganhar mudas de cupuaçu p/ plantar aqui em minha região de Santa Catarina. Eu posso pagar o sedex.
    Grata e no aguardo.

    Amelia da Silva
    ameliasilva1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Ola, Amélia,

    Tente o http://www.plantearvore.com.br/, pois acho que fornecem arvores grátis para plantio. Espero ter ajudado,
    Edilza

    ResponderExcluir