quinta-feira, 8 de abril de 2010

Frutas Exóticas - Canistel

O Canistel  (campechiana Pouteria) é uma árvore nativa do sul do México e América Central . [1] É cultivada em outros países, como Brasil , Taiwan e Vietnã .  Seu nome é derivado da cidade mexicana de Campeche, de onde é nativa e é algumas vezes (erroneamente) referido como campechiana Lucuma. Entre nós é conhecida como Fruta-ovo, Gema-de-ovo, Sapota-amarela.

A árvore  da família das sapotáceas, é ereta atinge não mais de 8 m de altura, mas pode, em situações favoráveis, atingir a altura de 27-30 m e seu  tronco pode atingir 3 m de diâmetro. O canistel cresce até 10 metros  altura, e produz frutos amarelo-laranja, até 7 centímetros de comprimento, que são comestíveis, sendo empregados em sorvetes, doces e compotas como também ao natural.

O fruto (amadurece a partir de novembro a março), é muito variável na forma e tamanho, pode ser quase redonda, com ou sem um ápice pontiagudo ou bico curvo, ou pode ser um pouco oval, ovóide ou fusiforme.  
É muitas vezes inchada de um lado e há um cálice 5 pontas na base que pode ser arredondado ou com uma depressão distinta.    Na maturação, a pele fica amarelo-limão, amarelo-dourado pálido ou amarelo-alaranjada, é muito lisa e brilhante, exceto onde ocasionalmente revestido com carepa castanho-claros ou castanho-avermelhada.

Sua  polpa  é doce, com uma textura muitas vezes comparada à de um cozido de  gema de ovos,  daí o seu nome coloquial de "eggfruit". Imediatamente abaixo da pele da polpa amarela é relativamente firme e farinhenta, com poucas fibras finas. Em direção ao centro do fruto é mais suave e cremosa.   Tem sido muitas vezes comparada a textura da gema de um ovo cozido.   O sabor é doce, mais ou menos almiscarado.

Canistels são ricas em niacina e caroteno (provitamina A) e tem um nível razoável de ácido ascórbico, fósforo, riboflavina e aminoácidos (triptofano,metionina e lisina).  A decocção da casca é adstringente e tida como um antitérmico no México e aplicado em erupções de pele, em Cuba.  As  sementes tem sido utilizadas como remédio para úlcera.

Fonte: http://www.hort.purdue.edu/newcrop/morton/canistel.html
[1]  Wikipedia

2 comentários:

  1. Olá, estava procurando blogs sobre saúde e encon trie vocês e gostei muito, também faço uso de plantas medicinais. Mas não encontrie post aqui sobre alguma planta que favoreça os problemas de coluna... Fiz um blog recente sobre esse meu problema (www.colunalegal.com.br) e também já postei sobre as plantas medicinais.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal seu blog, Mara. Estive por lá mas não consegui comentar. Breve postarei algo sobre coluna e plantas medicinais. Um grande abraço e volte sempre.
    Edilza

    ResponderExcluir