segunda-feira, 17 de maio de 2010

Kiwi, um antioxidante delicioso

Originário da China, o Kiwi  (Actinidia chinensis) é uma fruta típica de clima temperado, conhecida com outros nomes vulgares,  quiui ou quivi (Brasil), Kiwi fruit e chinese goosebery (groselha) na Nova Zelândia, e mihoutao e yangtao na China. 
É uma  trepadeira que necessita de tutoramento, possuindo flores brancas grandes, que se tornam amareladas à medida em que envelhecem. As flores masculinas são menores que  as femininas (à esquerda, a flor masculina e  abaixo à direita a flor feminina).
O kiwi foi declarado  Fruto Nacional da República Popular da China e seu nome  kiwi, originalmente uma palavra maori (falada na Polinésia) ,  designa uma ave terrestre endêmica na Nova Zelândia, usada como símbolo daquele país.  Nos EUA, há uma espécie de Kiwi (actinidia arguta) de aparência mais delicada, sendo seu fruto bem menor (tamanho de uma uva) com um  sabor muito adocicado.

De formato oval, o Kiwi possui uma casca marrom claro coberta por pequenos pelos. Sua polpa é suculenta e esverdeada, apresentando diversas sementinhas pretas. É rica em vitamina C,  sendo uma boa fonte de antioxidantes, produzindo efeitos anticancerígenos, anti-inflamatórios e leves efeitos laxativos.

Dentre seus  elementos minerais, destaca-se o  cálcio, magnésio, o ferro e especialmente o potássio, contribuindo para equilibrar a tensão arterial, que aumentam as defesas do organismo na prevenção das gripes e resfriados. Quantidades razoáveis de fibras solúveis, auxiliam a diminuição dos níveis de colesterol no sangue.

fonte de consulta: http://www.kiwifruta.hpg.ig.com.br/beneficios.htm

2 comentários:

  1. Oi,
    Ziza,
    amiga,eu simplismente amo Kiwi de todas as formas em que ele se apresenta outro dia resolvi fazer uma gelatina de kiwi. Muito legal. Adorei o post.
    Te indiquei para o selo "Sunshine Award", passa la no meu blog para pegar postei hoje 18/05.
    Beijão no seu coração e fica com Deus

    ResponderExcluir
  2. Também gosto muito do kiwi. Adorei o selo, agradeço de coração.
    Bjks

    ResponderExcluir