sexta-feira, 14 de maio de 2010

Ucuúba

A Ucuúba-cheirosa (Virola surinamensis) é árvore de porte médio, da família das Myristicaceae. Seus ramos apresentam folhas alternas e glabras e os seus frutos são cápsulas esféricas, que contém semente escura muito oleaginosa. De sua casca exsuda um liquido avermelhado.  A Ucuúba é planta originária da região amazônica, onde é muito abundante nos igapós, sendo  usada para cheirar pelas tribos Bora e Huitoto do Peru e do Brasil.

Na medicina popular, é muito usada (suas folhas em infusão), no tratamento do reumatismo, artrites, dores de estômago causadas por gases, e dispepsia. A decocção da casca é usada para limpar e cicatrizar feridas. A resina de sua casca é usada contra a erisipela. Sua seiva, em decocção misturada ao Camapu, é aplicado em chumaços de algodão, sobre as hemorróidas. Suas sementes são utilizadas na indústria cosmética em forma de manteiga com a mesma funcionalidade da manteiga de cacau. Tem ação antiinflamatória, vulnerária, cicatrizante e revitalizante, além de ser um poderoso hidratante natural.
Uma pesquisa públicada pela Revista Nature, inclui a Virola entre os 25% de espécies que poderão serem extintas. Os autores do estudo Risco de Extinção por Mudanças Climáticas analisaram seis regiões ricas em biodiversidade, representando 20% da área do planeta.
Para o estudo foram utilizados modelos de computador que simularam como uma gama de 1.103 espécies – plantas, mamíferos, aves, répteis, sapos, borboletas e outros invertebrados – deverão se comportar em resposta às mudanças na temperatura.  Os cientistas consideraram três possibilidades diferentes de mudança climática - mínima, média e máxima - usando os cenários com base em informações do Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas. A Ucuúba,  árvore que cresce no cerrado brasileiro  pode estar com os dias contados. O estudo prevê que a expécie esteja completamente extinta dentro de 46 anos. Fonte: BBC

fonte: cantoverde.org

2 comentários:

  1. Parabéns pela divulgação da notícia da Ucuúba. Achei interessante as propriedades medicinais da planta e gostaria de parabenizar o blog pela postagem. Creio que devemos valorizar a nossa flora, pois a mesma é muito rica (especialmente a amazônica) e ainda sabemos muito pouco sobre os poderes curativos das plantas que possuímos em nosso país. Adicionalmente, deveríamos investir mais em pesquisa para desvendar as propriedades medicinais das mesmas, ao invés de permitir que empresas estrangeiras venham, pesquisem e patenteiem uma coisa que é fruto de uma planta local.

    Leonardo é proprietário do portal drogarias online

    ResponderExcluir
  2. É por aí mesmo. Há que haver mais investimentos e pesquisa nessa área. As autoridades devem estar atentas à biopirataria que viseja em nossas florestas. Abraços e bom domingo.

    ResponderExcluir