sexta-feira, 21 de março de 2014

Frutas Exóticas - Maçã-de-Elefante

A Maçã-de-Elefante (Limonia acidissima L.) é uma grande árvore com folhas longas,  baga  dura e uma polpa marrom pegajoso no interior. É única espécie de seu gênero, da família Rutaceae. É também conhecida como maçã-de-madeira. A casca da maçã-de-elefante é tão dura de quebrar que é frequente o uso de martelo para isso.  Sua polpa pegajosa é  comestível e usada para fazer xaropes, bebidas, geléias e compotas. Outras partes úteis da planta são as raízes e folhas desta árvore que são usados ​​para fins medicinais. 
A casca, folhas, polpa e sementes contem alcalóides, flavonóides, esteróides, saponinas, glicosídeos, mucilagem, resinas de taninos dentre outros.  Em um estudo fitoquimico de partes da planta, constatou-se que a  polpa possuía grande quantidade de proteína e o conteúdo de carboidratos era mais em sementes e casca é rica em aminoácidos. 

Cultivada na Índia e Sri Lanka, assim como em partes do sudeste da Ásia, como Malásia, Tailândia e Camboja. Há muito considerado como um 'alimento do homem pobre' foi apenas na década de 1950 que várias partes da planta começou a ser usadas para fins medicinais. Na Indonésia, a fruta é misturada com mel e comido no café da manhã. Na Tailândia, eles comem as folhas em saladas, enquanto na Índia a polpa é usada em chutneys salgados.

É boa para a digestão. Destrói vermes intestinais e cura disenteria crônica. Misture a polpa madura  com mel e sementes de cominho para tratar a diarréia e indigestão. A propriedade laxante da fruta também resolve problemas de constipação. O Suco da fruta misturado com água morna e açúcar pode purificar o sangue e limpar o sistema digestivo. Ela pode curar o escorbuto, uma vez que é rico em vitamina C. A goma  encontrada na árvore é utilizada para tratar a diabetes. Folhas de maçã-de-elefante pode curar dor de garganta, tosse crônica e outras doenças respiratórias. As raízes da árvore são usadas ​​para tratar dores de ouvido. Cataplasma feito a partir das folhas pode aliviar dores nas articulações.

Comer muito maçã-de-elefante pode resultar em prisão de ventre, flatulência, e outros problemas digestivos. Pessoas com problemas de tireóide também devem  evitar e o seu uso, bem como lactantes.
 

5 comentários:

  1. Interessante, pouco se tem a respeito deste assunto na internet, sempre q der vou acompanhar o seu blog, valew.

    ResponderExcluir
  2. pergunto: como obter mudas da maca de elefante

    ResponderExcluir
  3. Tente Dieberger Plantas ou www.fazendacintra.com.br

    ResponderExcluir