segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Chuchu, nutritivo e terapêutico

chuchuProvavelmente originário da América Central, o Chuchu (Sechium edule) propagou-se por diversos países de clima quente e temperado. Conhecido na antiguidade pelos astecas, tinha grande destaque entre as demais hortaliças cultivadas naquela época.
É uma planta trepadeira, pertencente à família botânica das cucurbitáceas, da qual também faz parte a abóbora, abobrinha, a melancia, o melão e o pepino. O chuchuzeiro é uma planta perene, que pode ser cultivada todo o ano, produzindo contínuamente.

Alimento nutritivo, contém sais minerais e aminoácidos. É recomendado às pessoas que estão em dieta ou que precisam alimentos facilmente digeríveis. Suas folhas e o broto, que são calmantes e refrescantes, podem ser usados em saladas. O seu fruto é muito útil em casos de obesidade, pressão alta e debilidade estomacal.


FICHA DA PLANTA:

Características: Trepadeira anual de folhas cordiformes, flores unissexuais amareladas. Originário do México. Sua casca pode ser lisa ou com espinhos. Conforme a espécie, sua cor varia do branco ao verde bem escuro.

Dica de Cultivo: Plantio direto durante o ano todo, observando o espaçamento de . 6 a 7 metros entre covas.

Outros Nomes: Caxixe

Princípio ativo: Cálcio, calorias, proteínas, magnésio, potássio, fósforo e fibras, dentre outras.

Propriedades: Diurético, cardiotônico, hipotensor e antidiabético

Indicações: É importante para o bom funcionamento dos intestinos e para tratar a hipertensão arterial.

4 comentários:

  1. Olá Edilza, muito interessante seu blog, sou daqueles que acreditam em conteúdo, e o seu tem.
    Quanto ao chuchu, é um excelente coadjuvante no tratamento da hipertensão arterial, entre outras qualidades que você citou.
    Parabéns pelo blog.
    Abraços
    Colocarei um link no meu blog Timidez To Fora, aproveito para pedir a você ara votar nas minhas notícias no Dihitt, ficarei feliz! Vou fazer o mesmo com as suas (veja hoje...rs)

    ResponderExcluir
  2. Oi, Edilza. Achei seu blog por acaso e gostei muito. Bem, esta semana, tive de lidar com um susto e tento. Minha pressão arterial foi a 24x14. Eu não sentia nada. Bem, fui á emergência e a médica me indicou, além do remédio,
    chá de casca de chuchu e erva-cidreira.
    Espero sinceramente que me ajude.
    Caso vc tenha mais alguma outra dica para me passar que possa me ajudar, fique a vontade.
    Boa Noite,
    Patricia

    ResponderExcluir
  3. Acho o chchu um fruto muito bom. O fruto é muito bonito e para além disso dá para fazer doce

    ResponderExcluir