quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Energia da Amazônia

castanha do BrasilA castanha-do-brasil (ou castanha-do-pará), devido às suas propriedades nutritivas, pode substituir a carne. Cientificamente conhecida como Bertolletia excelsa, a castanha-do-pará é uma das plantas mais valiosas da floresta Amazônica. De novembro a março, época da colheita da sua semente, a castanheira transforma-se em fonte de renda complementar para diversas comunidades da região amazônica. Foi incluída na Lista Vermelha da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais) como vulnerável, e o seu desmatamento é uma grande ameaça àquela população.


Da família das Lecitidáceas, é praticamente toda aproveitável. Sua madeira é usada na indústria da contrução civil e naval, para esteios e obras externas. É também utilizada como celulose, combustível, defumador de borracha, dentre outros. É uma planta de regiões de clima quente e úmido, preferindo solo argiloso. Além do Pará, outros estados são produtores, entre eles o Acre, Maranhão e Roraima.

O leite da castanha é obtido da mistura de água com castanha ralada, podendo ser usado em tratamento de manchas da pele. Seu óleo, é de sabor agradável, aparênca clara e sem cheiro.
Suas sementes, em número de 12 a 24, alojam-se no interior do fruto seco, que se abre por separação transversal. Dentro das sementes, estão as amêndoas que servem para fins alimentícios. São ricas em vitaminas A, B1, B2, B3, proteínas, cálcio, ferro, fósforo e lipídeos. Suas gorduras, monoinsaturadas, ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e também dificulta a absorção do colesterol pelo organismo (betasistosterol) . É uma excelente opção para pessoas com carência de minerais e anêmicas.
FICHA DA PLANTA:
Características: Árvore de grande porte originária da Amazônia, que pode atingir até 60m de altura e 4m de diâmetro. Suas folhas são simples e alongadas. As flores são amarelas e seus frutos, conhecidos como ouriço, são arredondados, duros, com 12 a 18 centímetros de diâmetro e pesam 500 a 1.000 gramas.
Princípios ativos: Vitaminas e minerais, taninos.
Propriedades: Galactagoga, mineralizante, nutriente, energética, vitaminizante e mineralizante. Sua proteína (excelsina) é considerada uma proteína completa.
Indicações: Comidas ao natural, bem mastigadas, são indicadas em anemias, desnutrição, convalescenças lipoproteinemia, avitaminoses. etc. Estimula a síntese de proteínas do organismo.



3 comentários:

  1. Olá! Tem um Prêmio em meu blog para você! Passa lá e confere!

    ResponderExcluir
  2. Passe no blog tudo grátis tem um premio para você

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela matéria. Bem explica e de grande valor para pesquisas pessoais e escolares.

    ResponderExcluir