sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

A planta do "Novo Mundo"

tomate

Nutritivo e saboroso, o tomate tem baixos níveis calóricos, marcando presença nas mais diversas dietas.

Da família das Solanaceas, Solanum lycopersicum, é originário dos Andes, provavelmente Peru, Equador e Bolívia. O delicioso e nutritivo fruto do Tomateiro, teria alcançado a Europa pela mão dos antigos exploradores.

Durante muitos anos foi cultivado como planta ornamental, e alguns botânicos chegaram mesmo a classificá-lo como planta da família Solanum nigrum, que é venenosa e mortal. Na realidade, apenas as folhas e o caule do tomateiro são tóxicas. Ainda na metade do século XIX os norte-americanos se recusavam a come-lo. Foi somente a partir do século passado que a população começou a usar tomates crus na alimentação.
Metade da vitamina C necessária a uma pessoa por um dia é encontrada no tomate. Ingerido cru, em sopas, sucos, temperos, molhos, saladas e sanduíches , ele é uma excelente fonte de betacaroteno, potássio, magnésio, ferro e do antioxidante lycopene (licopeno).
Cientistas britânicos desenvolveram um tomate-roxo que, segundo eles, devido a uma grande quantidade de antocianinas, podem ajudar a desacelerar o crescimento de células cancerígenas.


FICHA DA PLANTA:
Características: Arbustiva que atinge 60 cm de altura, de folhas grandes ovais e ásperas e flores amarelo-claro. Seus frutos são vermelhos, possuindo minúsculas e numerosas sementes.
Dicas de Cultivo: A planta requer temperatura diurna moderadamente alta (21-28ºC) e temperatura noturna fresca (15-20ºC).
Principio ativo: Alcalóides, saponinas, vitaminas A,B,C,K, fósforo, sódio, cálcio, cloro, enxofre, ferro.
Propriedades: Tônico, digestivo, nutritiva, aperiente, diurético, antiespasmódico, depurativo, antireumático.
Indicações: Combate dores de origem reumática, afecções do fígado e fortalece o sistema nervoso.
Fonte: www.cantoverde.org

Um comentário:

  1. Estou amando ler seu blog. Sou vegetariana desde os 13 anos e o tomate ,pra mim ,é um dos produtos mais saborosos da natureza!!

    ResponderExcluir