quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Preparando as Ervas Medicinais - I I

A seguir os métodos mais comuns no preparo dos chás. Eles variam conforme a espessura da parte da planta de onde será retirado o princípio ativo. Assim, temos a:

INFUSÃO - No caso de ervas frescas, melhor resultado é socá-la em um pilão de madeira. o material triturado é colocado em uma vasilha e água fervente é despejada sobre as plantas. O recipiente deve ser tampado durante 10 a 15 minutos. Ideal para flores e folhas. Podem ser utilizados: água, vinho, vinagre ou álcool.
DECOCÇÃO - nesse processo a planta é fervida por algum tempo em recipiente tampado, permanecendo assim por alguns minutos. Esta forma é mais apropriada para raízes, cascas e sementes, porém estas devem ser cortadas em pequenos pedaços ou esmagadas antes de serem utilizadas.
MACERAÇÃO - no processo de maceração, a planta fica de molho em água fria até 24 horas, de acordo com sua qualidade. Neste caso, as vitaminas e sais minerais não são alterados pela fervura. As doses de ervas a serem utilizadas variam muito, porém, pode-se utilizar, em média, para folhas secas, 4 colheres de sopa por litro de água, e para folhas frescas 8 colheres de sopa por litro de água. Para raízes e cascas depende muito da qualidade da erva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário