terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Preparando as Ervas Medicinais - I

chás
Independente da utilização das plantas medicinais, elas podem ser guardadas durante dias, semanas ou até meses. No entanto, há que se ter cuidado nesse armazenamento, para que não sejam perdidas as propriedades das plantas. Para tê-las e utiliza-las sem risco, devem ser envolvidas em papel pardo, celofane ou papel manteira. Pode-se também utilizar recipientes escuros, de lata ou cerâmica.

A preparação da erva varia conforme a consistência e a espessura da parte a ser utilizada, isto é, se a parte a ser utilzada será folha, flores, caule, raizes, etc.

CHÁS - É o uso mais comum das ervas. Deve ser usado vasilha de louça, vidro ou inox com tampa, água fervendo, coador de inox. Em geral é usado uma colher de sopa da planta desejada, para uma xícara de água. A erva é jogada na água fervendo e deixada por cerca de 1/2 minuto a ferver em recipiente tampado, permanecendo assim por alguns minutos. Os chás devem ser tomados puros ou adoçados com mel puro, longe das refeições, e várias vezes ao dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário