quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Brócolis para o coração

brocolis
Um estudo conduzido por pesquisadores britânicos sugere que o brócolis pode reverter danos causados pela diabetes aos vasos sangüíneos do coração. A equipe, da Universidade de Warwick, acredita que um composto fabricado pelo vegetal, o sulforafano, seria responsável pela produção de enzimas que protegem os vasos, e de moléculas que reduzem danos causados às células pelo excesso de açúcar.
Segundo os especialistas, os diabéticos têm até cinco vezes mais chances de desenvolver doenças vasculares, como ataques cardíacos e infartos, ambos ligados ao mau funcionamento dos vasos sangüíneos. O estudo, divulgado na publicação científica Diabetes, testou os efeitos do sulforafano em células dos vasos sangüíneos danificadas por altos níveis de glicose (hiperglicemia), associados à diabetes.
Eles verificaram que o composto encontrado no brócolis reduziu em até 73% o nível de moléculas chamadas Espécies Reativas do Oxigênio (ROS, na sigla em inglês), produzidas em excesso quando o organismo concentra altos níveis de açúcar. Segundos os especialistas, essas moléculas danificam as células humanas. Eles também descobriram que o sulforafano ativou uma proteína chamada nrf2, que protege células e tecidos ao produzir enzimas antioxidantes e desintoxicantes.
O coordenador da pesquisa, Paul Thornalley, disse que o estudo sugere que substâncias como o sulforafano podem ajudar a conter o aparecimento de doenças vasculares em pacientes com diabetes. “No futuro, será importante testar se uma alimentação rica em brócolis e outros vegetais brassica (como couve-flor e repolho) pode se traduzir em benefícios para os que sofrem da doença. Esperamos que sim”, disse o pesquisador.


FICHA DA PLANTA:

BRÓCOLIS - Brassica oleracea italica

Família: Brassicaceae.

Características Originária da Europa, cresce melhor em clima ameno.

Cultivo: Prefere solos areno-argilosos, úmidos, drenados e com baixa acidez. Colhe-se, em geral, de 80 a 100 dias após a semeadura.

Princípios ativos: Flavonóides, cálcio, ferro, fibras, vitaminas do complexo B, C, E, zinco. Propriedades: anticancerígena, antiinflamatória, calcificante, calmante, diurética, emoliente, laxante, vitaminizante.

Indicações: Tem sido indicado para problemas de câncer no trato digestivo, como prevenção. Toxicologia: Quando cozido, o seu teor de enxofre aumenta e sua ingesta pode produzir gases intestinais.

BlogBlogs.Com.Br

Um comentário:

  1. Hello,

    Greetings from SezWho!

    This is Priya from SezWho here. I am writing to know your feedback and/or suggestions regarding the SezWho plug-in and how we can make SezWho more exciting and interesting for your readers and for yourself.

    Your feedback is important to us.

    Look forward to your response.

    Thanks and have a great year ahead!

    Priya
    priya@sezwho.com

    ResponderExcluir