sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Os Nicoyanos e o feijão


Ainda sobre as chamadas zonas azuis descritas por Daniel Buettner em seu livro “The Blue Zones: Lessons for Living Longer From the People Who've Lived the Longest”, chamou-me a atenção um trecho em que ele fala sobre os hábitos alimentares dos habitantes de Nicoya, na Costa Rica, a maior zona azul da terra (onde há a maior concentração de pessoas com mais de cem anos), onde os Nicoyanos alem de ter na primeira refeição da manha a maior refeição, consumirem grandes quantidades de feijão.


Feijão é um nome comum para uma variedade de sementes de plantas da família das Fabaceae. Há referências ao feijão na Grécia antiga e no Império Romano, onde feijões eram utilizados para votar (um feijão branco significava sim, e um feijão preto significava não).


Existem vários tipos de feijão, sendo que os mais comuns no Brasil: o carioquinha, o preto, de corda, jalo, branco, rosado, fradinho, rajado e bolinha. Cada 100 gramas de feijão apresenta, em média, 19 gramas de fibras. Outra coisa também importante em relação ao feijão é o fato de que o organismo humano consegue absorver apenas cerca de 10% do ferro nos vegetais.
Para que a absorção de ferro em vegetais seja aumentada é necessário que seja acompanhado de alimento rico em vitamina C, como por exemplo suco de laranja, o que poderia elevar a absorção para até 40%.




FICHA DA PLANTA:

Características: Planta anual, de caule trepador (algumas variedades o caule é rasteiro) conforme o cultivar, seus frutos são vagens verdes ou amarelas que contém várias sementes.


Dicas de Cultivo: Seu melhor desenvolvimento é observado em regiões ou períodos de clima ameno, porém livres de geadas. O espaçamento: 50-60cm entre linhas, procurando obter 10 plantas adultas por metro linear. Manter a cultura livre de ervas daninhas, ao menos até o florescimento das plantas.

Outros Nomes: Feijão. Port.: feijão, feijoeiro; Esp.: judia, frejol, frijol; Fr.: haricot vert.; Ing.: bean.


Princípios ativos: Aminoácidos, vitaminas A, B e C, sais minerais e oligoelementos.


Propriedades: Diurético, cardiotônico, hipoglicemiante.


Indicações: É de grande utilidade em caso de edema por insuficiência cardíaca ou renal e na retenção de líquidos pré-menstrual. Nesse caso as vagens verdes podem ser cozidas e temperadas com azeite e limão. Desta forma, também, possuem efeito hipoglicemiante embora menos intenso que o da decocção. Fazer um decocto de 100g de vagens secas de feijoeiro em um litro de água, ferver até reduzir pela metade. Toma-se o liquido resultante ao longo do dia.

Um comentário:

  1. Boas dicas. acho que estes medicamentos deveriam ter incentivos maiores para se polarizarem. Tbm seria uma boa para as pessoas darem mais valor a natureza.
    filiz por ter gostado do meu blog. :)

    ResponderExcluir