segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

O repolho é um alimento dos mais saudáveis

repolho
Da mesma família do brócolis, o repolho é um vegetal muito importante do ponto de vista dos benefícios nutricionais, tendo recebido nota máxima em um sistema de pontuação de alimentos desenvolvido recentemente pela Universidade Yale, dos EUA. As variedades principais, branca e roxa, apresentam algumas diferenças nesse aspecto.

O repolho roxo é rico em antocianinas, os mesmos pigmentos que fazem a fama da uva e do vinho, propriedades que afastam o risco de infarto. Ele contém mais vitamina C. A recomendação diária é de 90 miligramas para homens e 75 para mulheres. Isso permite fortaceler o sistema imunológico.


Outro elemento abundante no repolho roxo é o selênio, nutriente que ajuda a manter a pele saudável. No repolho branco a proporção é menor. A dose diária para homens e mulheres é de 55 microgramas. O repolho branco tem mais potássio, que é um mineral que fortalece os músculos. A recomendação diária é de 2 mil miligramas por dia para ambos os sexos.


FICHA DA PLANTA:


Características: Herbácea, formada por inúmeras folhas que se imbricam, dando origem a uma "cabeça", que constitui a parte comestível da planta.


Dicas de Cultivo: Plantar em covas com espaçamento de 0,80x0,40 m. A colheita é feita três-cinco meses após a semeadura.


Principio ativo: Mucilagens, vitaminas A, C, dentre outras; óleos essenciais e ácidos orgânicos


Propriedades: É antiinflamatória, emoliente, antiálgica, cicatrizante, alcalinizante, vitaminizante.


Indicações: Usada cru em forma de saladas casos de anemias. O uso interno é indicado para os casos de abcessos, hemorróidas, gota, queda de cabelo.


Toxicologia: Em excesso, favorece formação de gases intestinais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário